Programa Farmácia Popular oferece, gratuitamente, fraldas geriátricas, absorventes e medicamentos

A população de Serra Negra pode retirar gratuitamente fraldas geriátricas (até 40 unidades a cada 10 dias), absorventes (40 unidades a cada 56 dias – 2 ciclos menstruais) e medicamentos da grade do SUS pelo programa Farmácia Popular, do Governo Federal. A iniciativa amplia o acesso à saúde e à dignidade. A retirada dos itens acontece diretamente nas farmácias privadas credenciadas na cidade.
Para retirar as fraldas geriátricas, o cidadão precisa ter 60 anos ou mais, ou ser uma pessoa com deficiência. É fundamental apresentar um documento oficial com foto e CPF, junto com uma prescrição, laudo ou atestado médico que indique o código CID (Classificação Internacional de Doenças) que comprove a necessidade de seu uso.
Já os absorventes são distribuídos pelo Programa Dignidade Menstrual. O público-alvo são pessoas com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e em situação de vulnerabilidade. Cada pessoa tem direito a 40 absorventes a cada 56 dias (equivalente a dois ciclos menstruais). Para o acesso, é preciso apresentar o documento com foto e a “Autorização do Programa Dignidade Menstrual”, que deve ser gerada previamente no aplicativo ou site “Meu SUS Digital”.
A Farmácia Popular também garante a gratuidade de medicamentos que fazem parte da grade do SUS, destinados ao tratamento de hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, entre outras condições. Para ter acesso, é necessário apresentar receita médica válida.
Para pacientes acamados, um representante legal ou procurador pode realizar a retirada, desde que apresente a documentação exigida para ambos. No caso de absorventes para menores de 16 anos, a retirada deve ser feita pelo responsável legal.
- Quem pode retirar as fraldas geriátricas gratuitas?
Pessoas com 60 anos ou mais, ou pessoas com deficiência que tenham indicação médica para o uso. - O que é preciso levar para retirar* as fraldas geriátricas?
1) um documento oficial com foto e CPF;
2) uma prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso de fralda (o CID deve constar no atestado).
*Podem ser retiradas até 40 fraldas a cada 10 dias.
- Quem tem direito aos absorventes gratuitos?
Pessoas com idade entre 10 e 49 anos, que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e se enquadrem nos critérios de vulnerabilidade ou baixa renda do programa. - O que é preciso levar para retirar* os absorventes?
1) um documento oficial com foto e CPF;
2) a "Autorização do Programa Dignidade Menstrual". Este documento deve ser gerado antes no aplicativo ou site “Meu SUS Digital”.
*Podem ser retirados até 40 absorventes a cada 56 dias (2 ciclos menstruais).
*A retirada de absorventes para menores de 16 anos deve ser feita por seu responsável legal.