Ponto de Coleta de Recicláveis está ativo no Casco de Ouro

A instalação é a primeira de várias iniciativas que a Prefeitura de Serra Negra colocará à disposição da população para estimular a reciclagem de lixo.

Ponto de Coleta de Recicláveis está ativo no Casco de Ouro

Ponto de Coleta de Recicláveis está ativo no Casco de Ouro

No final da tarde desta sexta-feira, 25 de março, o Prefeito Elmir Chedid colocou em operação o Ponto de Coleta de Recicláveis para que a população de Serra Negra possa, de forma voluntária, depositar resíduos sólidos separadamente nos recipientes adequados. O novo ponto fica na Avenida Juca Preto, em frente ao muro do Recinto de Exposições Casco de Ouro.

A implementação de projeto de coleta seletiva de lixo, proporcionando a preservação ambiental e facilitação da triagem dos resíduos sólidos que agridem o meio ambiente, bem como incentivar o descarte de lixo em forma seletiva consta do item 6 – Meio Ambiente, do plano de governo do Prefeito Elmir.

Some-se a isso o fato de que essa iniciativa fortalece a correta destinação, estimula a população a desenvolver hábitos conscientes, evita que esse material seja destinado aos aterros (lixões), permitindo seu retorno à cadeia, gerando emprego e renda, alcançando o tripé da sustentabilidade: social, ambiente e financeiro.

Um container foi entregue pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra), devidamente pintado. A peça é parte do Projeto Ponto de Entrega Voluntária, com containers já entregue em seis municípios associados.

Coube a Prefeitura de Serra Negra escolher um local para colocação e preparar a estrutura de suporte. O Cisbra fará a retirada periódica do material depositado.

A instalação é a primeira de várias iniciativas que a Prefeitura de Serra Negra colocará à disposição da população para estimular a reciclagem de lixo.

Inicialmente, o lixo será retirado por uma cooperativa de Socorro contratada pelo Cisbra, mas o objetivo da Prefeitura é apoiar no que for possível a formação de uma cooperativa em Serra Negra com as pessoas que trabalham individualmente para que a venda do material coletado seja feita no próprio município.

“Era um projeto que discutia muito com o Bimbo (Vice-Prefeito, em memória), de fazer uma coleta de lixo reciclável geral na cidade, formando essa cooperativa com um lugar específico, determinado, para que os recursos sejam distribuídos para essas pessoas que trabalham e melhorar o meio ambiente com o descarte correto do papel, do vidro, do metal e outros materiais”, comentou o Prefeito.

Na cerimônia de início de operação, o Prefeito Elmir Chedid estava acompanhado da Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade Deborah Chedid, do Chefe de Gabinete Rodrigo Demattê Angeli, do Secretário de Serviços Divaldo De Santi e do Secretário de Obras e Infraestrutura e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Carlos Bonásio, bem como os demais secretários e servidores de todas as pastas, representando o Executivo.

Os vereadores Beraldo Cattini, líder do governo municipal, Eduardo Barbosa e Wagner Del Buono (Waguinho), acompanhados do Secretário-Geral da Câmara Demétrius Franchi também estiveram presentes, bem como os ex-presidentes do Legislativo João Paulo Ferraresso e Marcos Testa.

Representando o deputado Estadual Edmir Chedid esteve presente o assessor parlamentar Guilherme Gorski.

Nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em seu item 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, estrutura para lidar com resíduos sólidos está entre os maiores problemas das cidades. No item 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, a implementação de coleta seletiva consta como enquadrada nas ações.