Exposição “Imigrantes do Café” teve oficina sobre métodos de preparo no Centro de Convenções em Serra Negra

No dia 7 de outubro, o auditório Paulo Egydio Martins, no Centro de Convenções Circuito das Águas, recebeu a oficina gratuita “Métodos de Preparo de Café”, que encantou o público com aromas, técnicas e muito aprendizado.
Durante o encontro, o barista, classificador e degustador do Museu do Café, da cidade de Santos, Matheus Camargo, apresentou diferentes formas de preparo, mostrando que é possível fazer café de qualidade com simplicidade e cuidado. Ele esteve acompanhado de Fernanda Marqueria, gestora do Centro de Preparação de Café do Museu do Café, formada em Cafeicultura pela Universidade Federal de Minas Gerais e licenciada pela Specialty Coffee Association.
Além da demonstração, alguns participantes foram convidados a colocar a mão na massa — ou melhor, no pó — e preparar o café ao vivo, proporcionando uma deliciosa degustação coletiva.
A oficina fez parte da programação da Exposição “Imigrantes do Café”, uma parceria entre a Prefeitura de Serra Negra, o Museu do Café e o Museu da Imigração, que segue aberta ao público no hall principal do Centro de Convenções até 31 de outubro.
Outras atividades também estão programadas no local:
14/10 (terça-feira) – Degustação com harmonização de café
21/10 (terça-feira) – Oficina “Um Dia de Calixto”, atividade artística que utiliza borra de café em pinturas, inspirada na obra de Benedito Calixto.
O Centro de Convenções está localizado na Rua Nossa Senhora do Rosário, 630. Mais informações sobre a exposição, cursos e oficinas podem ser obtidas com a Secretaria de Cultura, pelo telefone (19) 3892-6541.