Exposição “Imigrantes do Café” teve oficina sobre métodos de preparo no Centro de Convenções em Serra Negra

Exposição “Imigrantes do Café” teve oficina sobre métodos de preparo no Centro de Convenções em Serra Negra

No dia 7 de outubro, o auditório Paulo Egydio Martins, no Centro de Convenções Circuito das Águas, recebeu a oficina gratuita “Métodos de Preparo de Café”, que encantou o público com aromas, técnicas e muito aprendizado.

Durante o encontro, o barista, classificador e degustador do Museu do Café, da cidade de Santos, Matheus Camargo, apresentou diferentes formas de preparo, mostrando que é possível fazer café de qualidade com simplicidade e cuidado. Ele esteve acompanhado de Fernanda Marqueria, gestora do Centro de Preparação de Café do Museu do Café, formada em Cafeicultura pela Universidade Federal de Minas Gerais e licenciada pela Specialty Coffee Association.

Além da demonstração, alguns participantes foram convidados a colocar a mão na massa — ou melhor, no pó — e preparar o café ao vivo, proporcionando uma deliciosa degustação coletiva.

A oficina fez parte da programação da Exposição “Imigrantes do Café”, uma parceria entre a Prefeitura de Serra Negra, o Museu do Café e o Museu da Imigração, que segue aberta ao público no hall principal do Centro de Convenções até 31 de outubro.

Outras atividades também estão programadas no local:

14/10 (terça-feira) – Degustação com harmonização de café
21/10 (terça-feira) – Oficina “Um Dia de Calixto”, atividade artística que utiliza borra de café em pinturas, inspirada na obra de Benedito Calixto.

O Centro de Convenções está localizado na Rua Nossa Senhora do Rosário, 630. Mais informações sobre a exposição, cursos e oficinas podem ser obtidas com a Secretaria de Cultura, pelo telefone (19) 3892-6541.