Festival do Café em Serra Negra será no próximo final de semana

Festival do Café em Serra Negra será no próximo final de semana

Entre os dias 20 e 22 de maio, Serra Negra receberá um grande evento: o Festival do Café, organizado pela Prefeitura e Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (Acecap). O festival, em sua segunda edição, tem como objetivo principal divulgar os cafés especiais do Circuito das Águas Paulista, educar a população a tomar e degustar cafés de qualidade, bem como torná-los reconhecidos por suas características e assim promover os produtores e turismo da região, além de estimular que o comércio local faça uso dos produtos da região.

Os produtores de café do Circuito das Águas Paulista, associados da ACECAP, irão apresentar e comercializar na Praça João Zelante, no Centro, seus produtos de alta qualidade, oferecer degustação e difundir conhecimento sobre os aromas, tornando o Festival uma verdadeira experiência de sabores.

Durante o evento terá o Festival Gastronômico, no qual os restaurantes servirão pratos em que o ingrediente principal será o café. Serão realizadas palestras de baristas credenciados à Specialty Coffee Association (SCA), apresentando diferentes preparos de bebidas à base de café.

Segundo a Acecap, a ideia da realização do Festival do Café é utilizá-lo como instrumento de divulgação e sensibilização dos Cafés Especiais da região tanto para a população e comércios locais, quanto para visitantes de outras localidades, fortalecendo o objetivo maior da Indicação Geográfica de agregar valor à produção de café, aumentar a renda, alcançar novos mercados, se diferenciar e ser mais competitivos no âmbito nacional e internacional, pois isso irá gerar benefícios para diversos elos da cadeia produtiva, bem como para todo o trade turístico (geração de emprego e renda local, aumento de atrativos turísticos, valorização da tradição e história, fortalecimento da integração dos negócios locais, movimentação da economia, aumento da margem de lucro do produtor e das empresas, reconhecimento da região como origem produtora, entre outros).

Confira detalhes sobre a ACECAP e os produtores participantes:

 

ACECAP

A Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (ACECAP) nasceu do desejo dos produtores desta região de melhorar a visibilidade da região no mercado de cafés especiais e, ao mesmo tempo, estimular o aumento da produção de café por acreditarem ser essa uma via para a manutenção das empresas agrícolas regionais, mantendo o homem no campo, preservando a paisagem local. Desenvolvendo um projeto sustentável para o desenvolvimento regional. A A ACECAP foi fundada em 26 janeiro de 2018 com 24 membros produtores de café especial que corresponde a 6 municípios do Circuito das Águas Paulista. Atualmente possui 47 associados dos 9 municípios do Circuito das Águas Paulista. Ao longo desses anos de existência, a ACECAP vem atuando na promoção do café regional em feiras, eventos, estimulando seus associados a participarem de concursos e, com isso, melhorarem a qualidade do produto. Em conjunto com órgãos governamentais tais como SEBRAE, APTA, SENAR, Casas da Agricultura, Sindicatos rurais vêm realizando ações de formação para cafeicultor visando a melhora da qualidade do café e adequação às exigências de mercado. Hoje a ACECAP, junto com esses órgãos e com apoio da Instituto Federal de São Paulo (IFSP), busca a identificação da notoriedade do café especial da região do Circuito das Águas Paulista e o reconhecimento através da Indicação Geográfica na modalidade Indicação de Procedência junto ao Instituto Nacional de Propriedade industrial (INPI). A ACECAP reconhece no CSC os princípios básicos para alcançar a qualidade de reconhecimento do nosso produto, os quais nossos produtores são estimulados a alcançar e tenham como referência para alcançarem a notoriedade que esperamos para serem reconhecidos com o selo da Indicação de Procedência do INPI. O trabalho coletivo dos associados determinará um padrão homogêneo de processo e qualidade, tornando o café do Circuito das Águas Paulista reconhecido por esses atributos e atraente para comercialização. Desta forma, nosso maior valor é a união regional, o trabalho coletivo para elevar o Circuito das Águas Paulista a um patamar de qualidade reconhecido no mercado e alcançando uma sustentabilidade regional. Através das ações da ACECAP, para elevar o seu produto ao reconhecimento de qualidade, contribuirá para o desenvolvimento de diversas áreas nos municípios do Circuito das Águas Paulista. Serão beneficiados os produtores e beneficiadores de café, o turismo, a rede hoteleira, restaurantes e cafeterias e o comércio regional. Promovendo, o desenvolvimento sustentável com consciência de que o meio ambiente é o maior patrimônio da região e que proporciona a qualidade do nosso produto.

 

Museu do Café - Serra Negra

"Cafe-i-Cultura Vale do Ouro Verde"

 

Vale do Ouro Verde, naturalmente uma referência aos cafezais!

Propriedade de agricultura familiar, produz Café Arábica em Serra Negra, SP e oferece atividades que unem o Café à Cultura, abrindo suas porteiras para receber visitantes em seu Cafezal, Museu do Café e Pousada!

Cultivar Café e Compartilhar sua Cultura! Esta é a nossa Paixão!

www.valedoouroverde.com.br

@museudocafesn

 

Café dos Leais – Serra Negra

Nosso Café Especial é cultivado no processo orgânico pela família no Sítio São Roque Serra Negra, e com o carinho e na busca contínua da qualidade oferecemos um processamento de torra artesanal para a preservação da saborosa bebida. A nossa Torrefação foi certificada com o manejo orgânico em 16 de setembro 2020.

O Café dos Leais, é um café Especial e Orgânico da região do Circuito das Águas Paulista, onde se encontra o município de Serra Negra, têm atributos que o identifica, como o aroma frutado e floral com leve acidez e corpo muito presente em harmonia com a alta doçura, que conferem ao café agradável equilíbrio e sabor.

O Tipo Moído é apresentado em pó para ser preparado em coador tradicional ou hario, e cafeteiras italiana, aeropress ou espresso.

O Tipo Espresso é apresentado em grãos para ser moído e preparado por você a seu gosto. Ambos têm torra média clara, o que prevalecem as qualidades sensoriais da bebida.

Os cafés em grãos torrados e em pó devem ficar bem fechados e de preferência em lugares secos e sem irradiação solar, preservando assim seus aromas e sabores.

A validade é de um ano da data da torra impressa, sugerimos o consumo após aberto em trinta dias para que possa aproveitar o melhor de seu café.

100% Café Arábica - Puro de Origem

Não contém glúten

Sítio de propriedade de Edevarde Fonte e família desde 1994, no Bairro dos Leais no munícípio de Serra Negra - SP, possui 4,7 hectare, onde o café ocupa hoje 51% desta área, preservamos e utilizamos os recursos naturais com respeito à natureza e em harmonia. Com a parceria agrícola firmada com André Fábio Dorta em 2008, iniciou a plantação das primeiras mudas em dezembro deste ano, e hoje dessa parceria familiar, somam 16.000 pés de café arábica da variedade Catuaí Vermelho e Amarelo. Em 2016 iniciou a colheita de café especial, foram feitos investimentos em tecnologia, treinamentos de capacitação de todos os membros das famílias, e com a consciência de sustentabilidade, passou a usar irrigação por gotejamento e a prática de adubação mais saudável, que levou as famílias a iniciarem a busca para o trato orgânico. A partir de janeiro de 2017, iniciamos a fase de conversão para café orgânico, e em outubro de 2018, recebemos a Certificação de Café Orgânico pelo IBD. Em março de 2019 fizemos o plantio de 1150 arvores nativas para florestamento e preservação das nascentes. Temos condição de colheita de 110 sacas de cafés nos anos de alta produtividade, temos procedimentos para controlar qualidade, auxiliar na pré e pós colheita, analise sensorial, temos laboratório de qualidade, e rastreabilidade dos micro lotes.

@sitiosaoroqueserranegra

 

Café Santa Serra – Serra Negra

O Café Santa Serra está a 5 gerações na produção de cafés, além de muita tradição, o que nos torna especiais é o cuidado e amor que temos com nossos cafezais, o atual proprietário e produtor dos cafés, Rogério Marchi, preza pela qualidade da sua produção para obter, no final do processo, uma bebida diferenciada, a qual já ganhou várias premiações, a mais importante delas, 1° lugar no Estado de São Paulo e 2° do Brasil, no mesmo ano.

Eu, Giuliana Marchi, nova geração da família, implantei o turismo rural e o café embalado, (torrado e moído). Hoje nossas porteiras estão abertas, a você, que se interessa por bons cafés e pela maneira que ele é produzido! Participaremos do II Festival do Café em Serra Negra e da Tratorada! Estaremos presentes com nossos cafés e com alguns itens a base de café! Venha nos visitar! Café Santa Serra espera por você!

@cafesantaserra

 

Café Quintas da Serra – Amparo

A FAZENDA QUINTAS DA SERRA FOI ADQUIRIDA POR WALDEMAR HELENO EM 1964. A PROPRIEDADE JÁ ERA PRODUTORA DE BONS CAFÉS, POIS A REGIÃO DO CIRCUITO DAS ÁGUAS SEMPRE PRODUZIU CAFÉS DE QUALIDADE POIS SEU CLIMA, ALTITUDE, ESPECIALMENTE AS ÁGUAS, DE EXCELENTE QUALIDADE, TEM TODA CONDIÇÃO NATURAL PARA QUE SE PRODUZAM CAFÉS DE SABORES E AROMAS EXCEPCIONAIS. A FAZENDA QUINTAS DA SERRA É GANHADORA DE VÁRIOS PRÊMIOS AO LONGO DO TEMPO, QUE CONFIRMAM A IMPORTÂNCIA DO PRODUTOR ACREDITAR E INVESTIR EM CAFÉS DE QUALIDADE, ATUALMENTE UMA DEMANDA, CADA VEZ MAIS CRESCENTE DO CONSUMIDOR, QUE PROCURA CAFÉS DIFERENCIADOS.

@cafequintasdaserra

 

Cafezal em Flor – Monte Alegre do Sul

A Cafezal em Flor – Turismo e Cafés Especiais é pioneira na recepção de pessoas interessadas em conhecer melhor sobre a produção de Cafés Especiais.

Uma empresa familiar que começou em 1998, com a construção de uma Pousada no meio do Cafezal e a missão de aproximar os visitantes do processo de produção de Cafés.

Nossas acomodações são rústicas, porém charmosas e confortáveis. As instalações do sítio foram construídas com material recuperado e desenhadas para preservar a arquitetura do período do café, as tradições e a cultura do interior do Estado de São Paulo, sempre seguindo a ideia de sustentabilidade.

Em nossa diária está incluído o Café da Manhã, que é lúdico e saboroso. Em nosso café da manhã servimos os Cafés Especiais produzidos por nós mesmos aqui no Cafezal em Flor!

Um lugar para descanso, contemplação da natureza e de imersão na cultura cafeeira do interior de São Paulo.

Tendo vencido concursos estaduais e nacionais de qualidade, nossos cafés especiais são produzidos inteiramente dentro da propriedade. São cafés arábica de diversas variedades e com processos de pós-colheita diferenciados. Nosso maior destaque vai para o Café da Marvada, que é nosso já famoso café obatã fermentado com levedura de cachaça produzida por Neno Campanari, cujo alambique é muito premiado também.

Durante esses anos todos a empresa se aprimorou em Eventos especializados em mostrar aos consumidores, e pessoas envolvidas na cadeia do café, quais são as boas práticas que transformam o café em Especial! Visitas Guiadas ao Cafezal são realizadas no sítio todos os sábados e diversos outros eventos com a participação de especialistas na produção, degustação ou elaboração de cafés especiais. Estamos lançando a Escola do Cafezal que busca oferecer cursos livres sobre o Mercado do Café, os seus processos produtivos e uma série de serviços relacionados a cadeia do cafezal até o consumidor final.

@cafezalemflorcafe

 

Café Nonno Marchi

O café Nonno Marchi está localizado no Sítio São Geraldo na cidade de Serra Negra, propriedade de agricultura familiar, onde já está na 4º geração de cafeicultores.
A propriedade produz cafés especiais desde 2015 e cafés orgânicos desde 2020, onde já participou de vários concursos de qualidade de cafés especiais, sendo o 2º melhor café do estado de SP no ano de 2020.
A propriedade está aberta para turismo rural, onde podemos vivenciar todos os processos o qual o café nonno marchi passa até chegar a nossa xícara.
Venha vivenciar esta experiência!