Mutirão contra o aedes aegypt é realizado no São Luiz

Equipes da Vigilância em Saúde e Secretaria de Serviços Municipais estiveram no último sábado, 28, no Loteamento Parque Fonte São Luiz, no Bairro dos Francos, para realizar um mutirão contra o mosquito aedes aegypt, que sobrevive em água parada e limpa e transmite doenças como dengue, febre Chikungunya, febre do zika vírus e febre amarela.

Servidores municipais da Vigilância em Saúde percorreram o bairro, orientando os moradores para evitar a proliferação do mosquito, eliminando todo e qualquer possível criadouro, como por exemplo: pratos de vasos de flor, calhas entupidas, piscinas descobertas e sem tratamento da água entre outros.

Foram coletadas 16 amostras coletadas, sendo 11 positivas para aedes aegypti e seis amostras negativas.

Paralelamente, uma equipe da Secretaria de Serviços, com um caminhão, realizou a operação “Cata Bagulho”, percorrendo as ruas para coleta de latas, pneus, garrafas plásticas, vasilhas, vasos e outros inservíveis que possam acumular água.

Em janeiro, somando os dias 14, 21 e 28 foram coletadas 52 amostras, sendo 38 positivas e 14 negativas.

Em fevereiro, a operação terá continuidade. No dia 4 no Jardim Serra Negra e Residencial das Posses. Já dia 11 serão visitados os bairros Vila Dirce e Colina dos Ipês.

Serão recolhidos: latas, pneus garrafas plásticas, vasilhas, vasos entre outro

A iniciativa tem o objetivo de auxiliar a população e manter um bom padrão sanitário no que diz respeito à transmissão dessas doenças.

*OBS: Não serão recolhidos entulho, lixo domiciliar, rejeito de jardins e alimentos.