O alerta é para a quantidade de larvas
A Prefeitura da Estância de Serra Negra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde, informa que nenhum caso de Dengue foi registrado no município em 2020, até o momento.
O anúncio do alto índice de larvas divulgado na semana passada não indica a ocorrência de casos da doença. “O alerta é para avisar o cidadão, o seu vizinho, para cuidar desses locais que estão apresentando a larva para que possamos evitar o surgimento da doença. O melhor para a saúde pública é a prevenção, e assim estamos fazendo”, declara a secretária municipal de Saúde. Segundo ela, há apenas uma notificação não confirmada ainda.
Em Serra Negra, os fiscais têm intensificado as visitas que são realizadas periodicamente em casas e estabelecimentos comerciais, porque 3 em cada 100 casas na cidade foram encontradas larvas. “De acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), são dados que nos deixam em alerta. Por isso contamos com a ajuda da população para que possamos manter o controle do mosquito e prevenir nossa população”, afirma o coordenador da Vigilância em Saúde, Sandro Robbi.
O prefeito de Serra Negra lembra ainda que com a proximidade do Carnaval, a cidade deve receber milhares de turistas e que eles podem ficar tranquilos. “Nossas equipes estão intensificando os trabalhos necessários para garantir a segurança não só dos munícipes como também dos visitantes, que poderão curtir o feriado sem preocupação”, declarou.
O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.
Considerando a última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada no município, que mede o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, os locais que mais positivaram para o mosquito foram:
- Latas de tintas, baldes, regadores e plásticos utilizáveis;
- Vasos de plantas com água;
- Água para consumo animal, principalmente de cães e gatos;
- Encerado para cobrir areia de construção e outros materiais;
- Pneus
Desde 2019, Serra Negra possui equipamentos para identificação de larvas
Um dos diferenciais na prevenção contra a Dengue no município de Serra Negra são os equipamentos utilizados. Um deles, um microscópio adquirido em 2019, é capaz de identificar larvas provenientes dos mosquitos Aedes Aegypti, transmissores das arboviroses (dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela). E poucos municípios estão aptos a usá-lo.
O equipamento possui lente microscópica com aumento de até 1600 vezes e iluminação de LED. O coordenador Sandro foi capacitado para operá-lo. “Antes, tínhamos que enviar as amostras colhidas para a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), em Mogi Guaçu, e isso levava um tempo a mais para sair os resultados. Agora, podemos analisar todas as amostras aqui mesmo e agilizar o controle das arboviroses”, garantiu.