Open/Close Menu

Informações para Contato

Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000

Telefone
Horário de Atendimento ao Público

8h às 17h

Todo o rebanho bovino e bubalino deve, obrigatoriamente, ser vacinado contra a febre aftosa entre os dias 1º e 31 de maio de 2021. Essa é a primeira etapa da campanha, parte do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).
A febre pode acometer rapidamente criações inteiras. O vírus se dissipa pelo contato entre animais doentes e susceptíveis, e pode contaminar o solo, água, vestimentas, veículos, aparelhos e instalações. O vento pode transportar o vírus.
A doença atravessa fronteiras internacionais por meio do transporte de animais infectados e da importação de produtos de origem animal (principalmente carne com osso).
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2020 Serra Negra tinha um rebanho bovino de 9.382 e bubalino de 106 cabeças.
A Prefeitura de Serra Negra tem servidores prontos a esclarecer as dúvidas dos pecuaristas, para que todo o rebanho local esteja dentro das normas. Isso porque, além da aplicação, é necessário preencher a declaração de vacinação e entregá-la ao Serviço Veterinário Estadual. Consulte a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural na Praça Lions Internacional, 68 ou pelo telefone 3842-2815.
COMPARTILHE: