Open/Close Menu

Informações para Contato

Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000

Telefone
Horário de Atendimento ao Público

8h às 17h

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Serra Negra quer unificar os cadastros de beneficiários das entidades de assistência social do município. A finalidade da iniciativa é evitar duplicidade na oferta de cestas básicas e outros serviços que essas associações colocam à disposição da população. Além disso, um cadastro único facilitaria ações que possam permitir, na maioria dos casos, o devido apoio e treinamento para que os favorecidos não precisassem mais desse atendimento no futuro. A ideia é “não só dar o peixe, mas sim ensinar a pescar”.
Tal proposta foi apresentada ao presidente do Conselho Particular da Sociedade São Vicente de Paulo, Luiz Zamproni Galina, responsável pelas cidades de Serra Negra e Lindóia. A reunião ocorreu na manhã de 21 de janeiro, na sede da entidade à Avenida Juca Preto.
Luiz Galina disse que a ideia é boa e que só traria benefícios. Explicou que faz essa troca de informações com o Centro Espírita Joana D’Arc. Representantes das entidades reúnem-se periodicamente para comparar listas de cadastrados e decidir quem ficará responsável por cada família, para que assim não ocorra a duplicidade no atendimento.
Ambos concordaram que é importante a união de todos para dar continuidade ao atendimento. “Temos que estar juntos para ajudar as pessoas; temos que nos unir”, disse Luiz Galina.
Para a presidente, “a fome não espera”; explicou ainda que a assistência social (Fundo Social, Prefeitura e entidades) deve trabalhar em conjunto com os serviços públicos de educação, saúde e esportes. "Só assim alcançaremos nosso objetivo".
No encontro também foram discutidas as dificuldades que a Sociedade São Vicente de Paulo enfrenta. O presidente comentou que 2020 não foi um bom ano e tem expectativa de que 2021 não seja diferente. Ele recebia muito apoio dos Poderes Judiciários de Serra Negra e Lindóia com doações feitas a partir de acordos judiciais. Essa ajuda minguou já no ano passado e a entidade conseguiu manter-se, realizando campanhas. Apesar disso, mesmo que não ocorressem mais doações (o que não é o caso), seus estoques durariam até abril, pelo menos. No final de 2020 a média de atendimentos foi de 63 famílias cadastradas e outras 20 extras mensalmente.
Essa mesma dificuldade acontece com o Fundo Social de Solidariedade, até a presente data, o recebimento de doação de alimentos foi muito pequeno e por isso a primeira-dama busca a parceria dos empresários da cidade para que se consiga algo a mais para os mais necessitados – o que vem aumentando dia a dia. A doação de roupas e sapatos é constante e o Fundo Social recebe doações diariamente. Ressalta-se o pedido de doações de roupas masculinas e infantis, pois é o que falta no momento.
Ao final, ela aceitou o convite para participar de uma reunião da entidade, ocasião em que seria apresentada aos demais membros.
Mais antiga entidade prestadora de serviços de assistência social do município, a Sociedade São Vicente de Paulo atua em Serra Negra há 117 anos, tendo sido fundada em 23 de agosto de 1.903.
GALERIA DE FOTOS:
COMPARTILHE: