ELIMINAR FOCOS CRIADOUROS DO AEDES AEGYPTI É A PRINCIPAL FORMA DE COMBATE À DENGUE

ELIMINAR FOCOS CRIADOUROS DO AEDES AEGYPTI É A PRINCIPAL FORMA DE COMBATE À DENGUE

A eliminação de possíveis focos criadouros do mosquito aedes aegypti é a principal maneira de combater a dengue, uma vez que esse inseto é o transmissor dessa doença.
Atualmente, as ações de combate à dengue pela Prefeitura de Serra Negra estão centralizadas em visitas a imóveis, operação ADL (avaliação densidade larvária), cata-bagulho, controle mecânico de recipientes que acumulem água, coleta de larvas e orientações sobre a doença por parte dos agentes de saúde.
Em 2024, o município já realizou mais de sete mil visitas a imóveis. Também tem trabalhado com aplicação de larvicidas em áreas de risco como no cemitério, pátio de carros abandonados, depósitos de sucatas e áreas de risco.
Latas, pneus, garrafas plásticas, vasilhas, vasos e outros materiais que possam manter água parada precisam ser guardados adequadamente ou descartados. Recomenda-se que os cidadãos avaliem, em suas residências o que pode ser eliminado ou precisa de atenção, como pratos de vaso. Também devem limpar as calhas e cobrir suas piscinas.