Prefeitura estende horário de funcionamento do cemitério no Feriado de Finados

30/10/2014 10:58:03

A Prefeitura Municipal de Serra Negra informa que nos dias 01 e 02 de Novembro, Dia de Finados (celebração aos mortos), o Cemitério Municipal Jardim da Saudade abrirá das 7h às 19h, para visitação e limpeza dos jazigos. O objetivo é facilitar o acesso e garantir o conforto aos cerca de 2mil visitantes que devem passar pelo local.

 No dia de Finados (02/11), na Capela Ecumênica do Cemitério haverá missa às 8h00 com o padre Sidney Basaglia da Matriz Nossa Senhora do Rosário.  No mesmo dia, o padre irá celebrar a missa às 10h00 e às 19h00 na Matriz Nossa Senhora do Rosário.

 Entre as aproximadamente 4 mil sepulturas que existem no cemitério, algumas são de personalidades históricas de Serra Negra, como os Doutores Jovino Silveira,  Firmino Cavenaghi, José Carlos Cavenaghi, Ferdinando José Cavenaghi, ex-prefeitos Angelo Zanini , Enzo Perondini e Braz Eduardo de Castro Blota e o advogado Dr. Pedro Pinheiro.  

 A secretaria de Serviços Municipais vem orientando os funcionários do local a informarem pessoalmente os visitantes a colaborarem na economia da água, e colocará faixas com orientações para evitarem lavar os túmulos e fazer a limpeza apenas com panos úmidos, a tomarem alguns cuidados para evitar o acúmulo de água parada nos vasos de flores e perfurar jardineiras e vasos fixos para evitar a proliferação do mosquito da Dengue (Aedes Aegypti).

 O Secretário de Serviços Municipais diz que “o horário de verão permite que o horário de funcionamento do cemitério seja estendido e, possibilita que as pessoas que moram afastadas ou em outras cidades possam visitar com tranquilidade os jazigos dos seus entes queridos”.

 História

O Dia de Finados é comemorado pela Igreja Católica no dia 02 de novembro, logo após o dia de Todos os Santos. Os falecidos eram lembrados desde o século II, quando os cristãos visitavam os túmulos dos mártires para rezar pelos que haviam morrido. No século V, a igreja dedicava um dia do ano para rezar por aqueles que ninguém rezava ou lembrava, os falecidos. Em 998, o abade de Cluny, Santo Odilon pedia aos monges que orassem pelos mortos.

Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia passou a ser comemorado em dois de novembro, devido o dia primeiro do mesmo mês ser a festa de Todos os Santos. O dia de Finados é comemorado com missas e festividades em homenagem aos mortos, onde são lembrados pela família. (fonte: Brasil Escola).

 

 

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência