Prefeitura Municipal lançará Campanha de Conscientização do Uso da Água

21/10/2014 09:10:58

A atual escassez de água tem deixado em alerta autoridades e a população. Com essa preocupação, o Prefeito Municipal reuniu-se ontem, 20/10, com o dirigente da Sabesp, parte de seu secretariado e assessores para discutir a situação do abastecimento de água no município.

Para o dirigente da Sabesp, Gilberto Tamelini, apesar da baixa vazão dos reservatórios que abastecem a cidade, não será preciso reduzir ou fazer rodízio de abastecimento, desde que a população comece a ter mais consciência do problema da falta de água em meio à crise hídrica que tem afetado São Paulo e região.  “Está afastada a possibilidade de um racionamento nesse momento”, afirmou Gilberto.

A Represa Jovino Silveira, conhecida popularmente como Barragem, onde a Sabesp faz a captação de água para abastecer 60% da população, encontra-se em processo de licenciamento ambiental para que, posteriormente ocorra a  licitação e a contratação do serviço de desassoreamento, informou o dirigente da Sabesp.

Ao ouvir o dirigente, o Prefeito Municipal logo propôs discutir a redução do consumo de água na cidade e quais medidas podem ser tomadas de imediato. 

Para tanto, a Prefeitura em parceria com a Sabesp e o corpo de secretariado envolvido tem como proposta trabalhar uma Campanha de Conscientização junto à população, às escolas municipais, igrejas, e funcionários da prefeitura em geral. 

Desde março, a Sabesp já emite no verso de cada conta de água uma informação educativa e de conscientização, agora passará a enviar um comunicado na conta alertando sobre a importância de economizar água. Possui um telefone de denúncia (0800-0550195) para quem está desperdiçando água e tem tomado providências a cada denúncia recebida, disse o dirigente.

Para o Chefe do Executivo, “é necessário que cada cidadão faça a sua parte e ajude-nos a educar e conscientizar as pessoas ao seu redor que estão fazendo mau uso da água, como por exemplo, o vizinho que está lavando a calçada, o quintal , o carro, enfim, porque acreditamos orientar corretamente, contudo não é possível aconselhar e vigiar a todos sem a ajuda dos envolvidos” , ressaltou.  

“Vamos trabalhar a orientação sobre o uso da água para a população de Serra Negra, principalmente para as nossas crianças. Penso não ser um momento só de criticar, e sim um momento de unir forças, agir consciente e respeitar o próximo”, finalizou a secretária da Educação.

 

ÁGUA

A água é um recurso natural precioso, essencial para a nossa sobrevivência.

Milhões de litros de água tratada pingam das torneiras todos os dias e não são utilizados no consumo.

No Brasil o desperdício de água é muito grande em razão do mau uso deste recurso.

ECONOMIZE ÁGUA. EVITE O DESPERDÍCIO.

Lavando as mãos, escovando os dentes ou fazendo a barba - não deixe a torneira aberta, você economizará de 12 a 80 litros de água.

Torneira fechada - com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Uma torneira pingando uma gota a cada 5 segundos representa mais de 20 litros de água desperdiçados em apenas um dia. Feche bem a torneira após o uso.

Descarga - uma descarga quando acionada, por seis segundos, consome de 6 a 10 litros de água. Aperte a descarga apenas o tempo necessário. Evite pressionar a válvula sem necessidade.

Bacia sanitária - evite entupimentos e desperdício de água, não jogue lixo na bacia sanitária (papel higiênico, fio dental, cabelos, cigarro). Lugar de lixo é no lixo.

Não tome banho demorado - 5 minutos de chuveiro ligado liberam, em média, 60 litros de água; 20 minutos consomem 120 litros. Reduzindo 1 minuto do seu banho você pode economizar de 3 a 6 litros de água.

Desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando.

Antes de imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.

Antes de lavar a louça, limpe bem os restos de comida, deixando-a de molho por alguns minutos, facilitando a limpeza da sujeira. Desligue a torneira enquanto estiver ensaboando a louça e use água corrente apenas para enxaguar.

Evite lavar calçada - faça a limpeza com vassoura e se necessário, utilize água em balde, preferencialmente, a água que sobrou da lavagem das roupas, do tanque ou da máquina de lavar roupas. Usar a mangueira como “vassoura” durante 15 minutos pode desperdiçar cerca de 280 litros de água.

Não lave o carro com mangueira - utilize balde e pano.

Jardins e Plantas – durante o verão, regue as plantas pela manhã ou à noite e durante o inverno, pela manhã, em dias alternados. Molhe sempre a base das plantas e não as folhas.

Você sabia que a média de desperdício é:

Torneira gotejando 46 litros/dia;

Escovar dentes 5 min torneira meio aberta 12 litros;

Lavar louça torneira meio aberta 110 litros;

Lavar carro com mangueira 560 l/30 min;

Lavar calçada com mangueira 280 litros;

Banho de 15 minutos chuveiro elétrico 144 litros;

Segundo a ONU – Organização das Nações Unidas cada pessoa necessita cerca de 110 litros de água por

dia para atender as necessidades de consumo e higiene.

No Brasil estima-se que cada pessoa consome 250 litros de água/dia.

Fonte: SABESP

 

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência