Trabalhos de Durval de Paula Chagas estão expostos

10/04/2013 11:06:40

Desde segunda-feira, 1º de abril, o palácio Primavera – sede da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico recebe a Exposição de quadros do artista plástico Durval de Paula Chagas.

O trabalho é parte de uma serie de exposições realizadas pela diretoria de Cultura. O local pode ser visitado de domingo a domingo das 8 às 18 horas.

Nascido em 18 de Janeiro de 1923, na cidade de Campinas, filho de Manoel Cerqueira Chagas e Ana Paula Chagas, Durval estudou em colégio interno de Itapetininga e depois em Pirassununga, poi seu pai era funcionário da companhia Mogiana de estrada de ferro e isso exigia contantes mudanças de cidades.

Desde a infância se destacava das demais crianças por seu interesse pelas artes música clássica, desenho e pintura, tanto que na escola era chamado de “Lua”, pois vivia ao mundo da lua, segundo seus colegas.

Era exímio violinista, encantava quem teve a chance de vê-lo interpretando Bach (seu compositor predileto) e vários outros autores clássicos.
Fez faculdade de Filosofia, PUCC, onde se graduou e se doutorou com nota máxima na defesa de tese.  Depois cursou a Faculdade de Letras Clássicas, também na PUCC, sempre pagando seus estudos através de trabalho realizados para faculdade, hora traduzindo textos do latim para o português,hora retratando antigos papas em seus quadros, que eram usados como decoração da sala da reitoria da Universidade Católica de Campinas. Foi convidado para a reitoria da PUCC a fazer a faculdade de Direito que a iniciava naquela época. com bolsa de estudo integral.

Autodidata nas artes plasticas, suas pinturas e desenhos encantaram e então Ministro da Educação, e para surpresa do Profº Durval concedeu-lhe o título de “HONORIS CAUSA” de desenho.Veio para Serra Negra em 1947, para a fundação do então primeiro ginásio de Serra Negra, a onde chegou a lecionar: português, Francês, Latim e Desenho.

Em Serra Negra conheceu Maria José Pinheiro Chagas, a dona Zezé, como era conhecida, dessa união tiveram três filhos. Carlos, Maria Elizabeth e Durval Chagas Jr. Dizia-se a pessoa mais feliz do mundo, pois adorava a cidade que escolheu para viver e criar seus filhos e que não existia lugar mais bonito do que esta região para ser retratada em seus quadros, como podemos ver no conjunto de sua obra. Com seu jeito simples, sem ser simplório, modesto, conquistou grandes amizades onde passou, trabalhou nas cidades de Caconde, Cafelândia, Salto, Itu e São Pedro,onde foi agraciado com Título de Cidadão São Pedrense, em 1960.

Sua obra espalhou-se pelo mundo, através de vários turistas americanos,suíços, franceses e japoneses compraram seus quadros nas exposições que realizava em exposições esporádicas,h ora em Serra Negra em vários hotéis e salões, hora em Campinas e também por varias vezes em Embu das Artes. Mais o que mais lhe dava alegria, era presentear os amigos com suas obras decorando as paredes. Participou de vários salões de Artes na cidade de Amparo, onde sempre era premiado com medalhas de Honra ao Mérito ou participava do corpo de jurados. Participou também do Salão de Belas Artes de Campinas e de Serra Negra.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência