Cadastro do GEDAVE pode ser feito por agropecuaristas

04/04/2013 15:52:23

O Governo do Estado lançou em dezembro, durante o II Encontro Estadual de Defesa Agropecuária, a e-GTA - Guia de Trânsito Animal Eletrônica. A novidade beneficiará milhares de criadores paulistas, que poderão solicitar e imprimir a guia pela internet, sem ter de comparecer a uma unidade da Defesa Agropecuária toda vez que realizar o transporte de animais. Atualmente são emitidas cerca de 1,4 milhão de guias por ano no Estado de São Paulo.

A ação faz parte do sistema informatizado GEDAVE – Gestão de Defesa Animal e Vegetal – desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Prodesp. “O produtor comparecerá a uma unidade da Defesa Agropecuária para fazer o cadastro como usuário e receber uma senha, com a qual poderá acessar as informações, fazer o cadastro da GTA que será emitida e informar a movimentação dos animais, tudo com muito mais comodidade, facilidade e rapidez”, afirma a secretária Mônika Bergamaschi.

Além disso, a implantação da e-GTA trará uma série de benefícios, como um maior controle de pragas e doenças pelo serviço oficial de defesa, mais eficiência na gestão da rastreabilidade do trânsito de bovídeos e melhor controle sanitário do rebanho paulista. Para ter acesso ao novo sistema, o criador precisa estar com a vacinação do rebanho e as obrigações sanitárias em dia.

Por enquanto a GTA eletrônica não estará disponível para movimentação de bovídeos para reprodução, leilões que não sejam de rebanho geral e para fora do Estado. O motivo é que, para esses casos, há necessidade de validação pelo órgão oficial dos exames de brucelose e tuberculose, que inicialmente não estarão disponíveis no sistema GEDAVE.

O Dr. Cesar Kruger, médico veterinário do escritório de defesa agropecuária de Bragança Paulista, reforça que o produtor que se cadastrar para o acesso ao GEDAVE, além da emissão das GTAs, terá controle do seu rebanho, podendo gerenciar os nascimentos, óbitos e movimentações do rebanho, além de poder realizar a declaração de vacinação contra aftosa sem sair de casa.

Os proprietários interessados devem procurar a Inspetoria de Defesa Agropecuária de Socorro que fica na Casa da Agricultura, telefonar para 3855-2011 ou entrar no site www.cda.sp.gov.br para mais informações. Para cadastro deve possuir um e-mail válido e entregar cópia de RG, CPF e endereço para correspondência. Para o agropecuarista de Serra Negra interessado, o cadastro também deve ser realizado em Socorro.

Voltar
LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência