Guarda Municipal inicia trabalho de adestrar cães para garantir a segurança da população

23/07/2014 17:33:58

 Há cerca de seis meses um projeto começou a ser implantado na Guarda Municipal de Serra Negra.  O que inicialmente era uma vontade do Comandante da Guarda, hoje já é uma realidade. Um contingente de quatro cães já está trabalhando em operações conjuntas com a Guarda Municipal e já foram responsáveis por colocar ordem em tumultos em grandes eventos.  

 Os quatro cães da GCM são treinados pelos instrutores do canil da própria Guarda Civil Municipal.

 Da matilha que segue em adestramento, três animais já estão prontos para o trabalho nas ruas: a  rottweiler Laika, que foi adestrada para guarda e proteção;  o pastor de malionois Mike, pronto para guarda e proteção e apresentações de dog show e o pastor de malionois Iron, adestrado para localização de pessoas perdidas ou escondidas na mata, proteção e distúrbio. A filhote pastora de malinois Aika  está quase pronta para faro de entorpecentes.

 Os cães já foram vistos em várias operações da GCM, grandes eventos como carnaval, rodeio, shows e festas populares.

 “Estamos com esse trabalho pioneiro na guarda civil de Serra Negra, porque a atuação com cães na área de segurança pública é de extrema importância, uma vez que um animal em ação vale por oito homens”, destacou o instrutor e GCM.

Segundo o instrutor e GCM , em recente operação, a rottweiler Laika ajudou a Guarda Municipal num evento onde houve confusão e tumulto, colocando ordem em apenas três minutos.

 Para o Prefeito de Serra Negra, “a Guarda Municipal está sendo fortalecida com a melhoria de seus serviços, e os cães vêem fazer parte da integração da corporação como forças de segurança”, ressaltou.

 Demonstração

 Atendendo pedido da imprensa, os dois instrutores e GCM fizeram uma demonstração da capacidade de trabalho dos animais. Foram feitas três simulações de situações reais no canil da Prefeitura Municipal.

 Na primeira situação, o cão fez uma busca de entorpecentes escondido num buraco. Foi usado um objeto da droga e uma bola, com odor característico de entorpecentes, escondida. O objeto foi colocado dentro do buraco e tampado com um bloco. O animal fez a busca rapidamente e localizou o material escondido.

 “Basicamente o que a gente fez foi selecionar o cão que tenha uma aptidão muito grande pela brincadeira, pelo impulso de caça. Então pegamos um brinquedo, no caso uma bola, e quando ele fica obcecado pelo brinquedo, começamos a introduzir o odor característico de uma substância que nós queremos que seja identificada pelo animal. Ou seja, associamos que para ele ganhar o objeto e continuar brincando, tem que detectar com uma indicação ativa, latindo, com a pata raspando o local e olhando firmemente para o lugar de onde vem o odor”, detalha um dos instrutores.

 Na segunda simulação, o ataque. Com voz de comando o instrutor pede para que ele se aproxime do “cidadão” que veste roupa especial e encontra-se imóvel, e ao fazer movimentos bruscos, ouve o comando para o ataque e o animal fez o que foi treinado, mordendo o braço do agressor, rendeu o “cidadão” e só soltou quando recebeu um novo comando. O instrutor explica que “é uma mordida técnica, uma mordida controlada e somente num local, ou braço ou perna ou costas”.

 E na terceira situação o cão demonstrou ter habilidade e obediência para o que eles chamam de Dog Show, com vozes de comando como: senta, junto, morto, vivo, o animal cumpriu com todas as apresentações.

 Os dois instrutores e GCM fazem questão de ressaltar que os cães são adestrados com carinho, com um trabalho justo e de liderança, a correção é feita na guia e no enforcador e nunca com tapas ou maus tratos, para que no momento de agir, saberão entender os comandos de voz e da linguagem corporal.

 Para o Comandante da Guarda Civil Municipal, “em breve estaremos apresentando um projeto de palestra educativa junto às escolas municipais da cidade, onde as crianças poderão conhecer o trabalho desenvolvido e entendam que esses mesmos animais podem ser utilizados em operações junto a GCM para ajudar na segurança da população em diversas situações”.

 

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência