Fique por dentro do que foi discutido na audiência pública da secretaria municipal da Saúde de Serra Negra

03/06/2014 16:35:19

Na quarta-feira, 28/05, a prefeitura de Serra Negra apresentou os investimentos da Saúde referente ao 1º quadrimestre de 2014, na audiência pública de prestação de contas das aplicações do fundo municipal de saúde e gestão em saúde, realizada pela secretaria municipal de Saúde.

 

O secretário de Planejamento e Gestão Estratégica explicou sobre orçamentos, despesas empenhadas, liquidadas e pagas, e que a aplicação em saúde na cidade ficou acima de 15% dos investimentos, conforme preconiza a obrigatoriedade legal.

 

Na ocasião, o secretário municipal de Saúde do município deu início à audiência pública apresentando as características sócio, econômicas e demográficas da população, com ênfase ao envelhecimento da população municipal.

Sobre cada unidade de saúde, o secretário apresentou informações, algumas modificações e projetos futuros:

Unidade de Saúde Bairro Refúgio da Serra – Credenciamento como Unidade de Saúde da Família, para atendimento dos moradores do Bairro das Posses, por exemplo, ser oferecido na referida unidade, facilitando o acesso à saúde dos moradores.

Unidade de Saúde Alto das Palmeiras – No início de junho, inicia-se a reforma de 100% do prédio, sem fechamento da unidade, para não prejudicar o atendimento aos munícipes.

Em 26/05 deu início o projeto de atendimento pediátrico na unidade.

Informou ainda, sobre o início da atuação da Dra. Yoanka Naranjo, do programa “Mais Médicos” do governo federal, durante 4 dias da semana, na mesma unidade de saúde.

 Unidade de Saúde São Luiz – Está em projeto de mais de uma equipe de saúde na família para aumentar a qualidade do serviço oferecido aos moradores, e também atendimento pediátrico uma vez na semana.

Ambulatório de Especialidades – Salienta que está fechado para reformas e que o prazo de entrega da obra é até dezembro do presente ano.

Unidade de Saúde Praça Lions – Foi reinaugurado em 21/05, e já está em atuação os médicos Dra. Mayte e Dr. Roberto, do programa “Mais Médicos” do governo federal.

Unidade de Saúde Dr. Firmino Cavenaghi – Informa que a finalização da obra deve ocorrer ainda em junho.

 Unidade de Saúde Vila Dirce – Ainda no mês de junho a prefeitura entregará a obra de reforma para reinauguração da unidade.

 Unidade de Saúde Nova Serra Negra – Teve o início do projeto de atuação de um médico pediatra e, que deverá, em breve, dispor de mais um médico clínico geral para revezar atendimentos com o médico da unidade, Dr. Rodrigo Magaldi, ampliando assim, a agenda para atendimentos dos moradores.

Hospital Santa Rosa de Lima – Já está contratado um médico cirurgião geral para atuar em atendimento de retaguarda e deverá iniciar suas atividades no mês de junho.

Ações de Combate a Dengue – Iniciou em maio a operação “Cata-Bagulho”, a qual já está em fase de finalização tendo envolvido tanto a Vigilância Sanitária quanto a ambiental na atuação, para prevenção de casos de dengue no município

 Saúde bucal – Foi apresentado o projeto “Bom de Boquinha”, com equipe multidisciplinar (fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo) e o projeto “Saúde na Escola”, com entrega de kits de higiene bucal e auxiliares de Saúde Bucal para ensinar as crianças à correta escovação. A Campanha de prevenção e combate ao Câncer Bucal, com triagem, acompanhamento e direcionamento a tratamento dos pacientes. Já está sendo realizado o cadastramento de todos os pacientes para que os tratamentos sejam iniciados e finalizados com o mesmo profissional, a fim de aproximar o paciente e aperfeiçoar o tratamento.

A audiência pública é em cumprimento a Lei n.º 8.142 de dezembro de 1990. A lei de responsabilidade fiscal determina o Executivo a investir no mínimo 15% da receita anual da Prefeitura. Acompanharam as apresentações o chefe de gabinete, o secretário de Saúde, vereadores e população. 

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência