Autismo foi tema nas Escolas Municipais

03/04/2014 16:43:58

Os alunos e professores da Rede Municipal de Educação da prefeitura da Estância de Serra Negra comemoraram na terça-feira, (2/4), o “Dia do Autista”. Alunos e funcionários representados pela cor azul enfeitaram as escolas, confeccionaram painéis, distribuíram informativos sobre a data, exibiram filmes, entre outras inúmeras atividades com a cor azul.

O autismo é fundamentalmente uma forma particular de se situar no mundo e, portanto, de se construir uma realidade para si mesmo.

Associado ou não a causas orgânicas, o autismo é reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente o processo de entrada na linguagem para uma criança, a comunicação e o laço social.

As estereotipias, as ecolalias, a ausência de linguagem, os solilóquios, a auto  agressividade, a insensibilidade à dor ou a falta de sensação de perigo, são alguns dos sintomas que mostram o isolamento da criança ou do adulto em relação ao mundo que o rodeia e sua tendência a bastar-se a si mesmo.

 Estima-se que essa síndrome atinge quase 2 milhões de brasileiros, em crianças o autismo é mais comum que o câncer, AIDS e o diabetes. Muitos tratamentos se reduzem a programas cujas intenções consistem unicamente em suprir essas supostas deficiências com objetivo de “ensinar” a criança autista a cumprir os ideais da normalidade.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência