Secretaria de Saúde alerta sobre a importância de vacinação

11/02/2014 10:51:45

Equipes técnicas da secretaria de Saúde de Serra Negra estão alertando a população sobre a importância de tomar a vacina tríplice viral, pois além de ser a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protege também contra a rubéola e caxumba.

Essa medida está sendo adotada, pois, o Brasil é sede da Copa do Mundo, e, consequentemente o maior fluxos de turistas.

O secretário de Saúde de Serra Negra explicou que, apesar dessas doenças já estarem quase erradicadas no Brasil, casos de sarampo continuam ocorrendo em diferentes regiões do mundo. “A circulação endêmica do vírus do sarampo e da rubéola se mantém nos países da África e da Ásia e devido aumento significativo da circulação de pessoas no país, a ação é importante para que não haja novos casos das doenças”, frisou o secretário.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica – VE esclareceu que o sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, cuja transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. O período de incubação é, geralmente, de 10 dias, desde a data da exposição até o aparecimento da febre e de 14 dias até o início do exantema (erupção cutânea).

Ela recomenda que todo paciente que, independente da idade e da situação vacinal, apresentar febre e exantema maculopapular, acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite; ou todo indivíduo suspeito com história de viagem ao exterior nos últimos 30 dias ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou ao exterior, deve evitar o contato com outras pessoas e deve procurar imediatamente serviço médico.

“Se você nasceu após o ano de 1960 e ainda não tomou a vacina Tríplice Viral, deve procurar a Unidade de Saúde Dr. Firmino Cavenaghi, endereço: Rua Dr. Firmino Cavenaghi, s/nº - Centro, às terças feiras das 8 às 11 horas e das 12h30 às 16horas e se imunizar”.

A secretaria ainda alerta que nos próximos dias equipes da saúde estarão percorrendo comércio, hotéis e restaurantes fazendo a orientação.

A enfermeira lembrou que é importante não se esquecer de levar a caderneta de vacinação ou um documento de identificação e na necessidade de outros esclarecimentos entrar em contato pelo fone 19-3842-2622.

“Para não termos caso de sarampo na nossa região, é importante que todos assegurem estar com sua situação vacinal atualizada, de acordo com o calendário estadual de vacinação, especialmente os profissionais da saúde, da educação e do turismo”, finalizou a enfermeira. 

MEDIDAS SIMPLES E IMPORTANTES QUE AUXILIAM NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS DE TRANSMISSÃO RESPIRATÓRIA:

Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

Lavar as mãos com frequência com água e sabão, ou então utilizar álcool em gel.

Não compartilhar copos, talheres e alimentos.

Procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos.

Sempre que possível evitar aglomerações ou locais pouco arejados.

Manter os ambientes frequentados, sempre limpos e ventilados.

Evitar contato próximo com pessoas doentes.

Voltar
LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência