Secretaria de Saúde realiza busca ativa de possíveis casos de tuberculose

13/03/2013 14:13:27

A Secretaria Municipal de Saúde realiza no sábado, 16, campanha de busca ativa de possíveis casos de tuberculose em alguns estabelecimentos comercias como bares e lanchonetes.

O Secretário Municipal de Saúde  esclareceu que a busca dos sintomáticos respiratórios (BSR) é uma das prioridades do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, que visa à detecção precoce dos casos.

O Secretário explicou que existe uma relação entre alcoolismo crônico e tuberculose pulmonar, pois aparece em estudos onde se estabelece a alta frequência de alcoolismo entre pacientes com a doença ou a alta prevalência de tuberculose entre pacientes alcoolistas.

A campanha consiste em oferecer orientações  aos proprietários destes estabelecimentos para que sejam multiplicadores.
Segundo o Secretário a busca ativa também está sendo realizada desde  4 de março nas UBS Dr. Firmino Cavenaghi, UBS Nova Serra Negra, UBS Refúgio, UBS Leais, UBS Lions, USF Alto das Palmeiras, USF São Luiz, UBS Serra, UBS Jardim do Salto e USF Três Barras.

A  funcionária da Vigilância Epidemiológica – VE explicou que, caso alguém relate que esteja apresentando os sintomas, como: tosse ha mais de duas semanas, emagrecimento, sudorese noturna e febre no final de tarde, devera ser orientado a procurar o serviço de saúde para realização de exame”.

“ Após a coleta de exame, os casos positivos serão encaminhados para tratamento com infectologista, no Ambulatório de Especialidades aqui mesmo no município, sendo este tratamento 100% supervisionado,  além de realizar a investigação dos comunicantes”, acrescentou.

Para finalizar, a funcionária disse que está prevista uma nova ação para inicio de novembro.

Voltar
LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência