Mulheres, aproveitem para fazer mamografia na Carreta ‘Mulheres de Peito’, que estará em Serra Negra até dia 15

13/02/2020 09:05:41

“Eu faço meus exames todas as vezes que a Carreta está em Serra Negra. Acho extremamente necessário para nós mulheres e, quando não tem, eu vou ao posto e sou encaminhada para o exame”, declarou Joaquina Crespo, que realizou sua mamografia com a equipe da Carreta ‘Mulheres de Peito’, na terça-feira, dia 11.

A unidade móvel do Governo do Estado estará na cidade até sábado, dia 15, realizando mamografias gratuitamente. Ela está estacionada no Centro de Convenções, disponibilizando 50 senhas por dia, das 8h às 18h.

No sábado, dia 15, o atendimento será das 8h às 13h, com 25 senhas apenas.  De acordo com o encarregado, Edvaldo Cunha, o cartão do SUS é obrigatório. “Tanto para o cadastro da paciente, quanto para prestar contas e porque, se houver alguma alteração no exame, a Secretaria Estadual de Saúde precisa ter esse registro no cadastro do usuário, para que o atendimento ocorra o mais rápido possível”.

Mulheres acima de 50 anos não precisam apresentar o pedido médico, apenas o Cartão SUS e documento de identidade.  Mulheres de 35 a 49 anos devem levar o pedido médico, além do Cartão SUS e RG.  

A equipe de Edvaldo conta ainda com duas técnicas em Radiologia, Emiliana Policarpo e Denise Cerruti, e uma atendente, Mirim Menczigae. Primeiro eles realizam a Ficha de Cadastro já informando dia e hora para retirada do exame, depois, em outra sala, as técnicas refazem a checagem do cadastro e o preenchimento do Questionário Anamnese (que detalha todo o diagnóstico da paciente como, por exemplo, se teve casos na família) e, em seguida, realizam o exame em uma sala muito bem equipada, climatizada e com um mamógrafo de última geração. “O resultado sai em dez dias úteis e poderá ser retirado na Secretaria Municipal de Saúde”, informa o encarregado.

A Carreta percorre os municípios paulistas ininterruptamente e tem como objetivo a conscientização das mulheres em relação à prevenção do câncer de mama que, segundo o Ministério da Saúde, é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. “Estivemos em Serra Negra em 2017 e muitas das mulheres que estamos atendendo estiveram aqui da outra vez. Isso demonstra que elas são atentas, precavidas e se preocupam em realizar o exame”, acrescenta Edvaldo.

No dia 10, o prefeito de Serra Negra e o vice estiveram no local para conhecer a equipe. “Nossa equipe da Secretaria de Saúde tem acompanhado diariamente, realizando a recepção das mulheres e fazendo o controle de senhas. Fico feliz de ver que estamos tendo adesão, porque estaremos sempre buscando este projeto para a cidade”, declarou o prefeito. Ele destacou que essa foi uma conquista do vereador e presidente da Câmara, que fez a solicitação para Serra Negra.

“Eu percebo que, nos últimos quatro anos, a procura pela mamografia cresceu muito. E isso é resultado do trabalho da mídia, reforçando a importância do exame e da detecção antecipada. Parabéns Serra Negra”, finalizou Edvaldo.

Voltar
LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência