Serra Negra supera, sem grandes transtornos, maior volume acumulado de chuvas da região em janeiro

05/02/2020 08:34:46

Ações constantes da Prefeitura apresentam resultados positivos

 

De acordo com dados disponibilizados no Portal Agrometeorológico e Hídrológico do Estado de São Paulo (www.ciiagro.org.br/mensal), comparando sete cidades da região, o município de Serra Negra foi o que mais recebeu chuvas no mês de janeiro de 2020.

O acúmulo de chuva chegou a 361,70 milímetros de precipitação (queda rápida) em todo o mês e a população esteve segura, sem maiores transtornos. “Nosso dia de maior volume de água e força de ventos foi no dia 2 de janeiro, quando em apenas 32 minutos tivemos 98,55 mm e ventos com mais de 70 km/h. Foi uma verdadeira tempestade. Mas nossa equipe de Serviços Municipais agiu rapidamente e, com novas máquinas, conseguimos realizar a desobstrução de bueiros e limpeza das ruas em pouco tempo”, resume o prefeito de Serra Negra. O outro dia registrado com alto volume foi dia 10, com 58,92mm. Até 35 mm é considerado um índice normal para os especialistas.

Ele lembrou que este volume de chuvas não era registrado há mais de oito anos na cidade. “Isso demonstra que as últimas ações realizadas como limpeza do Ribeirão Serra Negra, desassoreamento do Lago do Caruso, melhorias nas tubulações de águas pluviais, dentre tantas outras, surtiram efeito para conter a água”, completou o prefeito.

Nos anos anteriores, analisando o acumulado do mês de janeiro – que é o mês das chuvas de verão, Serra Negra não ultrapassou os 300 milímetros. Em 2019, foram 188,21 mm; em 2018  233,68 mm e em 2017: 265,43 mm. Veja o gráfico abaixo.

As outras seis cidades comparadas, ficaram assim classificadas no mês de janeiro de 2020, quanto ao acúmulo de água: Amparo (255.78 mm), Itapira (241.81 mm), Jaguariúna (226.58 mm), Pedreira (221.23 mm), Holambra (219.46) e Socorro (215.66 mm).

O prefeito reforça que permanentemente busca recursos no governo estadual para obras maiores e mais complexas. “Não podemos deixar de mencionar que o problema é crônico no município, há mais de 30 anos e, desde que assumimos, estamos tentado o desenvolvimento de projetos e a obtenção de recursos para encontrar uma solução definitiva, tamanha necessidade e complexidade”, declara.

Técnicos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) estiveram presentes em Serra Negra no dia 28 de maio de 2019, quando discutiram o combate às enchentes, apresentaram exemplos de projetos desenvolvidos pelo DAEE no estado e percorreram, acompanhados de engenheiros da Prefeitura, trechos dos cursos da água e nascentes do centro urbano do município a fim de desenvolver estudos e chegar a uma conclusão das obras ideais para resolver as enchentes no município.

A Prefeitura tem aguardado, desde então, por parte do órgão, uma conclusão de um estudo hidrológico - com base em levantamentos de todas as sub-bacias do Ribeirão Serra Negra - que indique os pontos notáveis para implantação de reservatórios de amortecimento de cheias e a ordem de grandeza das intervenções necessárias para o efetivo controle de enchentes no município.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência