Serra Negra terá área verde de mais de 50 mil m² no Centro da cidade e lixo reciclado

21/01/2020 13:15:30

Assinatura de escritura de permuta de terrenos e adesão à convênio de coleta seletiva oficializam novos passos do Meio Ambiente no município 

A última sexta-feira, 17 de janeiro, ficará marcada como um dia histórico para o Meio Ambiente de Serra Negra. Foram assinadas na sala de cinema Governador Paulo Egydio Martins, no Centro de Convenções, a escritura de permuta da Mata dos Fróes, garantindo para a população 50 mil m² de área verde no Centro da cidade, e a adesão ao termo de fomento celebrado entre o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra) e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Ação, Ética & Cidadania, contratada para executar serviços de triagem, processamento e destinação de resíduos sólidos recicláveis ou reutilizáveis, provenientes da coleta de resíduos sólidos domiciliares e/ou da coleta seletiva efetuada nos municípios integrantes do consórcio.

O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais. Compareceram pelo Executivo o prefeito, o vice-prefeito, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, os secretários municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, de Educação e Cultura, de Turismo e Desenvolvimento Econômico, de Planejamento e Gestão Estratégica, de Governo, de Assistência e Desenvolvimento Social, de Esportes e Lazer, de Obras e Infraestrutura, de Saúde, o ex-prefeito e secretário de Agricultura, o chefe de Gabinete, o diretor de Cultura e o assessor de Gabinete e ex-prefeito. Dois vereadores também compareceram representando o Legislativo, além do assessor parlamentar de um deputado estadual. A proprietária da área permutada com a Prefeitura, Isabel Fróes, além de educadoras e alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dr. Geraldo de Faria Lemos Pinheiro também estiveram presentes.

Conforme consta em projeto de lei enviado à Câmara e aprovado pelos vereadores em setembro do ano passado (Lei nº 4.200), a Prefeitura passou a ter mais 27.172,955 m² do terreno, com acesso direto pela Rua Papa João Paulo II, cedendo um terreno localizado na Rua José Bonifácio, com 1.297,0048 m². Ambos os imóveis estão no bairro Santa Maria. Ainda na Mata dos Fróes, o município já possuía uma área de cerca de 20.170 m², além de um terreno de 3.409 m² que já havia sido transferido para o Executivo pelos proprietários como contrapartida institucional de um loteamento. Dessa forma, a área total do município passa a ser de 50.751,94 m².

Trata-se de uma área declarada como Área de Proteção Ambiental pela Lei Orgânica Municipal, que por ser totalmente coberta por vegetação nativa, pode se tornar uma Unidade de Conservação com o objetivo de proteger os ecossistemas e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais. Uma Unidade de Conservação é classificada como de Proteção Integral ou de Uso Sustentável. Neste segundo caso, pode ser explorada para fins de educação ambiental, através de implantação de um Centro de Educação Ambiental com trilhas ecológicas, pesquisas científicas e até mesmo como banco de sementes para reprodução das espécies nativas em viveiros de mudas.

Durante a solenidade, foi exibido um vídeo de uma reunião que o prefeito teve com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da EMEB Dr. Geraldo de Faria Lemos Pinheiro, em 27 de novembro de 2019. A conversa foi sobre Meio Ambiente e os alunos entregaram uma carta pedindo ao ao chefe do Executivo que fosse implantada a coleta seletiva de lixo no município. Na ocasião, o prefeito anunciou aos alunos que estava prestes a celebrar contrato para a reciclagem de lixo, o que foi comemorado pelas crianças. Depois da exibição do vídeo a respeito desse momento, a carta foi lida em voz alta por uma das estudantes.

O prefeito afirmou que foi um dos dias mais felizes de sua Administração. “É uma conquista muito grande para Serra Negra e essa é talvez o maior legado que deixaremos para a cidade, pois garante a qualidade de vida das futuras gerações. Ao invés da poluição que infelizmente hoje prevalece em centros urbanos, teremos em nossa cidade ar puro para respirar, um verdadeiro pulmão verde. A Mata dos Fróes passa a ser um patrimônio público preservado. Quem sabe possamos desenvolver um grande projeto para o local, como, por exemplo, um Parque Ecológico que poderá ser um dos símbolos da cidade. Quem tem o Cristo tem, quem tem o Alto da Serra tem... E agora quem tem a Mata dos Fróes tem”, comemorou o chefe do Executivo, que confirmou que enviará à Câmara Municipal um projeto de lei para que a denominação da área seja oficializada como Mata dos Fróes.

“Quanto ao lixo, vale destacar que vínhamos economizando por mês cerca de 40% desde a terceirização da coleta efetivada em 2019 e que, agora, atendendo a pedidos das crianças e de todos que se preocupam com o Meio Ambiente, estamos dando um passo adiante com a reciclagem”, acrescentou.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência