Estádio Municipal ‘Barbosinha’ já está em reforma

27/12/2019 11:18:35

As obras para a conclusão da reforma no Estádio Municipal Antônio Barbosa Pinto da Fonseca (Barbosinha) estão a todo vapor. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito em 27 de novembro e a empresa Guimarães & Santos Engenharia e Construções Ltda, deu início aos serviços na primeira semana de dezembro.

Considerado um símbolo esportivo da cidade, por ter abrigado a preparação da Seleção Brasileira de Futebol para as Copas de 1962 e 1966 e várias outras equipes de clubes grandes do futebol brasileiro, o estádio está ganhando nova fachada, recuperação do pátio e melhorias diversas. “Está sendo feita a recuperação da laje de cobertura do portal de entrada, readequação dos banheiros e vestiários, gradil, piso, calçada, hidráulica e parte elétrica”, comentou o secretário municipal de Obras.

De acordo com ele, a previsão de término são seis meses e a empresa receberá R$ 121 mil para a conclusão da obra. Os recursos para as obras foram conquistados em 2016 por meio de uma emenda parlamentar ao orçamento da União, num total de R$ 244 mil. No entanto, apenas em dezembro de 2017 foi realizado o processo licitatório devido à demora do governo federal em repassar os recursos. O início das obras foi em fevereiro de 2018, com prazo para conclusão até 28 de fevereiro deste ano. A empresa que venceu licitação, VSM Engenharia, não cumpriu os serviços por completo, paralisou a obra e teve o contrato rescindido pela Prefeitura em 18 de março, além de ter sido multada e apontada como inidônea ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP).

Uma nova licitação foi aberta e concluída em outubro com a contratação da empresa Guimarães & Santos Engenharia e Construções Ltda. A previsão de entrega é até o final de abril. “Esperamos que os trabalhos sejam realizados com eficácia pela nova empresa para que num período de quatro meses a partir da semana que vem possamos entregar mais essa melhoria para a população”, afirmou o prefeito.

Histórico

O Estádio Municipal Antônio Barbosa Pinto da Fonseca foi inaugurado em 1962 com o nome ‘Estádio Municipal de Serra Negra’, com capacidade para 5 mil pessoas.  O local foi inaugurado três dias antes do início dos treinamentos da Seleção Brasileira de Futebol para a disputa da Copa do Mundo de 1962. O estádio também recebeu a preparação da seleção para a Copa do Mundo de 1966 e vem, desde então, recebendo esportistas em seu gramado.

Na entrada do estádio, há inclusive uma estátua de Pelé (Edson Arantes do Nascimento), maior jogador de futebol de todos os tempos. O monumento está preservado e assim que concluída a obra será recolocado.

O secretário municipal de Esportes promete tem acompanhado de perto as obras e comenta que Serra Negra poderá ter um impulso na área esportiva. "Com a conclusão das reformas teremos um estádio em boas condições para recebermos equipes profissionais de diversas modalidades, principalmente o futebol, que terão um excelente local para treinamento numa cidade com várias opções de hotéis, formando um local ideal de preparação para grandes competições", comenta.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência