Prefeitura solicita a usuários do SUS que atualizem seus cadastros porque repasse de verbas vai considerar esses números

23/12/2019 10:05:35

Cadastro deve ser feito até abril de 2020 e deve aumentar em cerca de 5.600 usuários em Serra Negra

A partir de 2020, os municípios receberão repasses de verbas para área da saúde de acordo com o número de cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS). Por este motivo, a Prefeitura Municipal da Estância de Serra Negra, por meio da Secretaria de Saúde, solicita a todos os usuários do SUS que façam seus cadastros ou atualizem os que já possuem. 

A iniciativa faz parte do programa ‘Previne Brasil’, lançado em novembro pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, cujo novo modelo de distribuição vai aportar mais recursos para os municípios que melhorarem a saúde dos brasileiros, especialmente nos serviços de Saúde da Atenção Primária, que cuida dos problemas mais frequentes, como diabetes e hipertensão, através de consultas médicas, exames e vacinação.

Anteriormente, o repasse de verbas considerava o total de habitantes do município, sem considerar o atendimento efetivamente prestado pelas Equipes de Saúde da Família (ESF). Na nova proposta, vai considerar também os indicadores de desempenho e oferta de serviços na região. O objetivo do Governo é incluir mais 50 milhões de brasileiros no SUS, com acompanhamento regular da saúde.

O que muda em Serra Negra

Na projeção para o município de Serra Negra, a meta é cadastrar 5.699 novos usuários até abril de 2020, dentro da nova proposta de financiamento da Atenção Básica. “Hoje o município recebe, por ano, R$ 741.884,04 e passará, se atingida a meta dos cadastros, a receber em média R$ 1.614.912,00/ano. É importante dizer que a manutenção desse recurso também está atrelada ao acompanhamentos dos usuários cadastrados”, explica a secretária municipal de Saúde. Segundo ela, hoje são 13.551 usuários cadastrados.

Como realizar o cadastro

Esse cadastro pode ser feito nas unidades de saúde ou mesmo durante as visitas domiciliares pelas Equipes de Saúde da Família (ESF). Os documentos para a realização do cadastro ou atualização são: RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência (não é necessário cópia, os documentos não serão deixados na unidade).

A secretária garante que estratégias estão sendo traçadas nas equipes para atingir a meta. “Mas precisamos que toda população se mobilize nesse sentido também. Para melhorar a saúde, os recursos são fundamentais e todos ganharemos”, finaliza a secretária.

"Em 30 anos de SUS, o repasse de recursos aconteceu pela ótica do per capita, de quantas pessoas moram na cidade, de quantas equipes de saúde da família têm. Essa maneira era muito justificada pela chamada universalidade, de dar um pouco de recursos para cada município. E nós não podemos perder isso de visto. Mas ela criou um mundo dos esquecidos”, disse o ministro da Saúde.

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