Obras no estádio municipal serão retomadas

29/11/2019 09:16:14

O prefeito de Serra Negra assinou na tarde de quarta-feira, 27, a ordem de serviço para a retomada das obras no Estádio Municipal Antônio Barbosa Pinto da Fonseca (Barbosinha), um dos símbolos de Serra Negra, por ter abrigado a preparação da seleção brasileira de futebol para as Copas de 1962 e 1966 e várias outras equipes de clubes grandes do futebol brasileiro.

Os recursos para as obras foram conquistados em 2016 por meio de uma emenda parlamentar ao orçamento da União. No entanto, apenas em dezembro de 2017 foi realizado o processo licitatório devido à demora do governo federal em repassar os recursos. O início das obras foi em fevereiro de 2018, com prazo para conclusão até 28 de fevereiro deste ano. No entanto, a empresa que venceu licitação, VSM Engenharia, não cumpriu os serviços por completo, paralisou a obra e teve o contrato rescindido pela Prefeitura em 18 de março, além de ter sido multada e apontada como inidônea ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP).

Uma nova licitação foi aberta e concluída em outubro com a contratação da empresa Guimarães & Santos Engenharia e Construções Ltda. “A nova empresa vai finalizar recuperação da laje de cobertura do portal de entrada além de readequar banheiros e vestiários, gradil, piso, calçada e parte elétrica”, comentou o Secretário de Obras. A empresa receberá R$ 121 mil para a conclusão da obra.

Na assinatura da ordem de serviço estiveram presentes os proprietários da empresa Vanderlei Santos e Donizete Guimarães, os secretários municipais de Esportes e Lazer, de Obras e Infraestrutura Urbana, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, de Assistência Social, de Planejamento e Gestão Estratégica, de Governo e de Agricultura, além de vereadores e outros servidores. 

“Esperamos que os trabalhos sejam realizados com eficácia pela nova empresa para que num período de quatro meses a partir da semana que vem possamos entregar mais essa melhoria para a população”, afirmou o prefeito.

O secretário de Esportes afirmou que fiscalizará o andamento das obras para que a empresa cumpra os prazos estabelecidos e realize os serviços corretamente e lembrou que espera a conclusão de mais um importante equipamento esportivo para o município, como foram o Centro Esportivo Doutor Mário Pereira dos Santos (o Discão), em junho, e Praça Ângelo Zanini (Campo do Sete), em setembro. “Farei do estádio municipal minha casa, como aconteceu com o Discão e o Campo do Sete, para que os serviços saiam a contento possamos oferecer qualidade e fomentar o turismo esportivo, já que o estádio recebeu a seleção brasileira e grandes equipes como São Paulo, Corinthians e Palmeiras, entre outros. Assim que concluída a obra vamos realizar mais uma grande festa do esporte em Serra Negra. Sem dúvida, vamos preparar algo especial”, disse.

No estádio municipal são realizadas diversas atividades, como aulas das equipes de futebol de base da Secretaria de Esportes, o Campeonato Amador, também organizado pela pasta, entre outras competições de esportes em grama. “Tomara que não seja mais uma empresa para começar e sim para terminar a obra, que é muito importante para cidade, já que além de abrigar diversas atividades esportivas faz parte da história do município”, declarou um dos vereadores presentes.

Histórico

O Estádio Municipal Antônio Barbosa Pinto da Fonseca foi inaugurado em 1962 com o nome “Estádio Municipal de Serra Negra”, com capacidade para 5 mil pessoas.  O local foi inaugurado três dias antes do início dos treinamentos da seleção brasileira de futebol para a disputa da Copa do Mundo de 1962 e o estádio também recebeu a preparação da seleção para a Copa do Mundo de 1966 e vem, desde então, recebendo esportistas em seu gramado.

Na entrada do estádio, há inclusive uma estátua de Pelé (Edson Arantes do Nascimento), maior jogador de futebol de todos os tempos. O monumento está preservado e assim que concluída a obra será recolocado.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência