‘Plano de Mobilidade Urbana’ de Serra Negra é debatido em audiência pública

30/10/2019 11:16:32

Aconteceu na tarde de terça-feira, dia 29, a primeira etapa para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana para o município de Serra Negra.

Em uma audiência pública, realizada no Mercado Cultural, representantes da Prefeitura e da Universidade São Francisco (USF), apresentaram como será o processo de elaboração do Plano. “Estamos aqui atendendo ao Termo de Cooperação Técnico-Científico firmado entre a USF e o Consórcio do Circuito das Águas Paulista, com articulação da Associação dos Prefeitos dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp)”, resumiu a coordenadora da equipe da USF, professora Cândida Baptista.

O convênio tem por finalidade adequar as cidades integrantes do Consórcio às especificações contidas na Lei nº 12.587/2012, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). De acordo com a professora Cândida, essas adequações visam tornar a cidade equalitária a todos. “Digo que a inclusão de todos em tudo. Não apenas para alguns. É equidade no acesso ao transporte público, na segurança dos deslocamentos, em tudo que for possível”, comenta. Serão apresentadas medidas preventivas, corretivas, propositivas e estratégicas para organizar e melhorar a mobilidade e acessibilidade das pessoas, integrando os diferentes modos de transporte.

Com a observação de que sem o Plano de Mobilidade Urbana os municípios podem ser prejudicados no repasse de recursos federais, a audiência serviu para expor as etapas do trabalho, seguindo a metodologia do Ministério das Cidades. Entre elas, questionamentos com a população, mobilização de apoiadores, definição do escopo com metas, procedimentos gerenciais como documentação e cronograma, aprovação e implantação. “Nossa meta é entregar a pesquisa até setembro de 2020, cabendo ao Poder Executivo implementar de acordo com suas possibilidades”, disse Cândida.

Acompanhada de uma equipe de alunos de engenharia civil, engenharia da computação, arquitetura, entre outros, a coordenadora explica que “não há possibilidade de não concluir o Plano. Temos este compromisso com o Consórcio e temos que finalizar”, afirmou.

Estiveram presentes no evento o secretário municipal de Planejamento; de Obras; de Meio Ambiente; o chefe de gabinete; empresários locais e população em geral. O secretário municipal de Planejamento agradeceu a presença de todos e declarou: “audiência pública é o momento onde a sociedade participa de um projeto que estamos realizando. Buscaremos soluções e propostas de melhorias que vão ajudar no desenvolvimento de nosso município, ordenando o crescimento com qualidade de vida para os munícipes e visitantes”.

Em breve, interessados poderão acompanhar algumas informações no site www.pmmu.com.br e, se desejarem, enviar sugestões para o e-mail serranegra@pmmu.com.br ou contato@pmmu.com.br. Está prevista a realização de outra audiência sobre o tema, em março de 2020.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência