“A zumba também ajuda na prevenção ao câncer, por ser uma atividade física e mental para estas mulheres”, afirma enfermeira Kátia Parolo

24/10/2019 09:14:32

Entre as diversas atividades que estão sendo realizadas no município de Serra Negra para reforçar a campanha do ‘Outubro Rosa’, em prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, uma delas foi a ‘Aulão de Zumba com Palestra’, ocorrida na terça-feira, dia 22. 

Sob coordenação da zin instructora de zumba, Cláudia Gomes, o evento teve como convidada a enfermeira Kátia Parolo, que atende na UBS Paulino Stachetti, na Praça da Lions. Além de muitas dança, uma conversa com as alunas esclareceu dúvidas sobre o exames e os cuidados com a saúde da mulher. 

A enfermeira fez uma explanação detalhada de como deve ser realizado o autoexame pelas mulheres e ainda proporcionou a elas a oportunidade de sentirem, em uma mama simulada, como detectar um nódulo. “Eu fui uma a uma, com este protótipo de mama, para que elas possam começar a ter percepção do que podem achar, de como é o carocinho. Porque só ela pode achar, está nas mãos dela essa capacidade de perceber a mínima alteração no corpo”, reforçou Cláudia Parolo. 

Outro alerta feito é sobre o câncer de colo de útero. Segundo ela, é o segundo tipo que mais mata no país no Brasil, com índices acima de 27%. “Daí a importância de outro exame, o papanicolau, que deve ser feito periodicamente. E a mulher tem que fazer mesmo, para se cuidar, se prevenir de doenças futuras. Porque não podemos esquecer, a mulher é o esteio da família, quem cuida de todos. Ela doente desestrutura todo o lar. Então tem que se cuidar, tem que colocar sua saúde em destaque”, afirma. 

A instrutora de zumba, Cláudia Gomes, conta que já tinha a intenção de fazer o evento há um tempo, e poder realizá-lo durante o Outubro Rosa foi um privilégio. “A zumba já é um sucesso por onde passa. Em Serra Negra, fico feliz de ver tantas mulheres participando. Já faz seis anos e hoje somos uma grande família”, declarou ela. Quanto à importância nos cuidados com a saúde, ela lembra que são vários os benefícios da dança. “Exercita os membros, a mente e a autoestima. É um momento de sentir-se bem, de estar alegre. Já tivemos alunas com problemas de obesidade que emagreceram, outras que melhoraram o quadro de depressão, outras que diminuíram os remédios e dormem melhor...”. 

Sobre o evento realizado com alunas de zumba, a enfermeira resumiu: “já era um grupo que se cuidava. A zumba também ajuda na prevenção do câncer, por ser uma atividade física e mental para estas mulheres, diminuindo o nível de estresse, trazendo o bem estar e produzindo serotonina”. Para ela, a importância da campanha do Outubro Rosa é provocar nas mulheres a reflexão se elas estão mesmo realizando os exames ou apenas adiando. “Em uma época de muitas informações, é preciso absorver aquelas que fazem sentido. As mulheres precisam se cuidar antes da doença acontecer. Porque somos como flores, lindas, belas, mas precisamos de cuidados e carinho para florir”, finalizou.

Durante o evento houve ainda arrecadação de produtos de limpeza para o Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis e entrega de brindes para as alunas.

Veja mais fotos clicando AQUI.

Voltar
LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência