Audiência Pública apresenta balanço da Saúde no 2º quadrimestre

18/09/2019 13:41:20

A Secretaria de Saúde da Estância de Serra Negra realizou no último dia 17 de setembro, com a participação do Conselho Municipal de Saúde, uma audiência pública na Câmara Municipal referente ao 2º quadrimestre do Exercício de 2019. Foram expostos à população todas as informações referentes à atuação da pasta e finanças de todos os setores no período.

“A realização de Audiência Pública é não somente uma exigência, mas uma oportunidade de o Poder Público exercer a transparência dos investimentos na Saúde. Quem compareceu teve a oportunidade de entender melhor o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirmou a Secretária de Saúde.

Entre os dados apresentados estiveram o total de consultas e absenteísmo (faltas) da atenção básica. Foram ao todo 22.324 consultas agendadas e 3.493 faltas, um total de 15,60%.

O absenteísmo na Odontologia do município foi maior. De um total de 10.401 procedimentos, consultas e faltas 4.464 (37,29%) não compareceram.

O centro de Especialidades odontológicas do Conisca (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas) teve um absenteísmo ainda mais alto, de 44,12%, com 349 consultas agendadas e 154 faltas. O custo com as faltas para o município foi de R$ 5.390,00.

“Embora não pareça, cada falta do paciente à consulta, exame ou procedimento agendado é uma grande perda para o processo de gestão da saúde. Além do custo financeiro que envolve cada procedimento, cada falta atrasa o atendimento ao próximo paciente que necessita e está aguardando. É preciso que nós também falemos dos deveres dos usuários do SUS, em contrapartida aos direitos. É importante que cada usuário se comprometa como cidadão com uma postura de responsabilidade também”, ressaltou a Secretária.

Foram prestadas também informações referente ao programa Saúde na Escola, campanhas de vacinação, fisioterapia, mutirões de cirurgias, consultas, exames e faltas pelo Conisca, Serviço Social, Grupo Respire Fundo (controle do tabagismo), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), assistência farmacêutica, almoxarifado, Setor de Transportes, Central de Ambulâncias e Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental).

A respeito da Vigilância Ambiental, foram destacados os equipamentos adquiridos para  o aprimoramento das campanhas contra as arboviroses e o mosquito aedes aegypti (transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela), como microscópio para identificação de larvas,  

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência