Prefeitura adquire microscópio para identificação de larvas de mosquitos transmissões de doenças

12/09/2019 16:59:48

A Prefeitura da Estância de Serra Negra, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu um microscópio para realizar as identificações de larvas provenientes dos mosquitos Aedes Aegypti, transmissores das arboviroses (dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela).

O articulador da Vigilância em Saúde Ambiental, Sandro Robbi Froes, realizou uma capacitação em Julho no Instituo Adolfo Lutz, em Campinas, para operar o equipamento, que possui lente microscópica com aumento de até 1600 vezes e iluminação de LED. A qualificação foi realizada pelo biólogo da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) Osias Rangel, com o objetivo de formar profissionais no auxílio e combate as doenças infecciosas.

“Após a prova no final da capacitação recebemos um certificado da Sucen autorizando o município a fazer esse trabalho. Antes, tínhamos que enviar as amostras colhidas nas visitas às residências para o estado e agora podemos analisar todas as amostras nós mesmos, o que agiliza o controle das arboviroses. Antes demorava pra vir o resultado e consequentemente pra agirmos e intensificarmos o controle no lugar certo”, explicou o articulador da Vigilância Ambiental, que mostrou o microscópio recém-adquirido nesta quarta-feira, 11, ao Prefeito em visita acompanhado da Secretária de Saúde.

“Mais uma conquista para a população de Serra Negra, um investimento no ser humano, na proteção a essas doenças tão perigosas. Agradecemos mais uma vez toda a equipe da Secretaria de Saúde pelo empenho em buscar sempre o aprimoramento e parabenizamos o Sandro que concluiu com êxito o curso para operar esse equipamento tão importante e que poucos municípios estão aptos a utilizar”, declarou o Prefeito.

MOSQUITO

A Secretaria de Saúde alerta ainda que o mosquito está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano, onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água parada.

O período do Verão é o mais propício à proliferação do mosquito, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças.

Embora o município tenha dado um passo adiante na eficácia do combate, é indispensável que a população continue atenta e redobre os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

MATERIAIS

Além do microscópio, a Secretaria de Saúde adquiriu uma série de equipamentos para dar suporte às campanhas de prevenção e controle das arboviroses, vacinação entre outras promovidas pela Vigilância em Saúde.

Entre os itens estão o sistema de som para equipar um veículo que divulgará campanhas da Saúde, mesas, cadeiras e uma tenda, além de uma máquina de lavar para realizar a lavagem dos EPIs (equipamentos de proteção individual), o que resulta numa economia de R$ 6 a 7 mil anuais para contratar uma empresa para o serviço.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência