Prefeito acompanha lançamento de programa estadual que inclui deficientes no mercado de trabalho

04/09/2019 08:26:35

O Prefeito da Estância de Serra Negra esteve no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo paulista) nesta segunda-feira, 2, para acompanhar o lançamento do programa “Meu Emprego – Trabalho Inclusivo”, apresentado pelo Governador, que tem o objetivo de promover desenvolvimento profissional, inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora.

De acordo com informações apresentadas no evento, por meio do Centro Paula Souza (CPS), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, serão oferecidas 17 mil vagas em 61 modalidades de cursos de qualificação profissional gratuitos para a pessoa com deficiência em todo Estado, em 2019.

“O Estado de São Paulo tem 9 milhões de pessoas com deficiência. Então, é nossa obrigação estabelecer um programa vigoroso para ampliar a empregabilidade delas. Este é um programa inédito no território paulista e o seu objetivo é, melhorando a qualificação, viabilizar uma empregabilidade de qualidade”, explicou o Governador.

Oportunidades

Além de qualificação, a iniciativa possibilita o mapeamento do perfil e das habilidades funcionais, identificação de oportunidades de trabalho, compatibilização de vagas e laudo médico.

O programa também apoia os empregadores na busca ativa na captação de candidatos com deficiência, apoio na definição das vagas de trabalho, encaminhamento de candidatos, orientação para análise de funções, palestras de sensibilização e apoio (por meio da metodologia do emprego apoiado) ao processo de inclusão profissional.

Todos os serviços estão disponíveis nos Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI), para quem reside na cidade e Região Metropolitana de São Paulo. Já para os interessados que moram em outros municípios, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) oferece o atendimento.

As informações também podem ser consultadas por meio do site www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br. O Trabalho Inclusivo faz parte do programa Meu Emprego, lançado em junho, que integra todos os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Governo de São Paulo.

Ações

O programa está ancorado em seis ações:

– Qualificação profissional e empreendedora: O CPS e o Sebrae oferecem cursos de qualificação profissional e empreendedora compatíveis com cada tipo de deficiência, com dois módulos: técnico e empreendedor.

– Intermediação de mão de obra: Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e os Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI) recebem as vagas de emprego das empresas e disponibilizam as oportunidades aos candidatos. Ainda realizam emissão de carteira de trabalho e habilitação do seguro-desemprego.

– Busca ativa: Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e de Justiça, o governo estadual realiza uma busca ativa na captação de candidatos. Ainda em 2019, o objetivo é aumentar a taxa de ocupação das vagas cadastradas (estimativa de 5 mil colocados no mercado de trabalho).

– Habilidade profissional: Realização de avaliações médicas e de funcionalidades para análise específica das habilidades do candidato, recomendando as melhores funções e trabalhos de acordo com suas aptidões. Neste ano, o objetivo é realizar um piloto para avaliações de pessoas com deficiência no IMESC e HC-SP.

– Emprego apoiado: Apoia e acompanha a inclusão do candidato para aumentar a taxa de permanência e desenvolvimento profissional da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. O Emprego Apoiado também oferece suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas. É realizado nos Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI), desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. No momento, o serviço está disponível na Capital e Região Metropolitana de São Paulo.

– Entrevista profissional: A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através dos Polos de Empregabilidade Inclusivos, orienta os candidatos ao mercado de trabalho e faz entrevistas individuais para o mapeamento das habilidades e perfis profissionais. No momento, o serviço já é realizado na Capital e Região Metropolitana de São Paulo.

Parceria

A iniciativa é realizada em parceria com seis secretarias: Desenvolvimento Econômico, Direitos da Pessoa com Deficiência, Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Justiça. Além disso, o programa tem a participação do CPS, Sebrae, Hospital das Clínicas e Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc).

Serra Negra

A Prefeitura de Serra Negra está finalizando estudos para efetivar o Plano Diretor e o Plano de Mobilidade Urbana, que contemplarão medidas atualizadas em relação à acessibilidade no município e, na esteira desse movimento, o programa estadual permitirá a ampliação do olhar para a pessoa com deficiência.

Vale ressaltar que o município já possui serviços conduzidos pelas secretarias de Educação e Saúde às pessoas com deficiência, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Escola Municipal Olga de Souza Vichi.

“Foi muito importante e produtiva essa solenidade. O programa Meu Emprego – Trabalho Inclusivo permitirá a Serra Negra oferecer um ciclo praticamente completo de atendimento de qualidade às demandas das pessoas com deficiência”, avaliou o Prefeito.

REDE LUCY MONTORO

Presentes no Palácio dos Bandeirantes para o lançamento do programa estadual “Meu Emprego – Trabalho Inclusivo”, na última segunda-feira, 2, os prefeitos de Serra Negra e Bragança Paulista reforçaram pedido à Secretária de Estado de Direitos da Pessoa Com Deficiência para que seja implantada na região uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro – destinada para o atendimento de pessoas com deficiências físicas ou doenças potencialmente incapacitantes.

O deputado estadual que realiza a intermediação da iniciativa junto ao governo reiterou a importância da implantação de unidade em reunião no último dia 28 de agosto com o Secretário de Saúde do Estado.

“Em relação à Rede de Reabilitação Lucy Montoro, o município de Bragança Paulista já confirmou que possui uma área com acessibilidade para abrigar este importante equipamento de saúde pública; os estudos visando à elaboração do projeto executivo foram iniciados e agora esperamos que o governo estadual, por meio da Secretaria, possa concluí-lo a fim de garantir atendimento gratuito à comunidade”, disse o deputado.

O Prefeito de Serra Negra afirmou que essas unidades poderiam desafogar a demanda a região. “Muitos pacientes que vivem na região de Bragança Paulista e Circuito das Águas poderiam ter o tratamento facilitado em situações que muitas vezes são delicadas. Por isso esperamos que o governo estadual olhe com carinho para nossos habitantes”, afirmou.

O Chefe do Executivo de Braganaça Paulista reforçou o convite para que a Secretária Estadual compareça a Bragança Paulista, em outubro, o Prefeito de Serra Negra a convidou para na ocasião passar também por Serra Negra.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência