Serra Negra confirma participação em programa estadual para alavancar indicadores sociais

23/08/2019 09:42:01

O Prefeito esteve nesta quinta-feira, 22, no Palácio dos Bandeirantes (sede do Governo de SP) para confirmar a adesão de Serra Negra ao Programa Parcerias Municipais, um trabalho de cooperação entre o Estado e os municípios paulistas. O Governo do Estado vai oferecer bonificações financeiras a todos os municípios paulistas que melhorarem indicadores sociais por meio de políticas públicas eficazes e inovadoras. O projeto foi apresentado pelo Governador a prefeitos e representantes de cerca de 450 das 645 cidades. Comparecerem também o Vice-Governador, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional entre outras autoridades estaduais.

O Secretário de Desenvolvimento Regional expôs aos prefeitos os objetivos e desafios estratégicos da iniciativa, além de apresentar esquemas de pactuação de resultados, uso de inteligência de dados, plataforma web e adesão on-line dos municípios ao projeto.

O sistema de bônus é baseado em meritocracia na gestão pública e eficiência no cumprimento de índices previamente estipulados. A cada meta alcançada, o Governo de São Paulo oferecerá investimentos para aplicação em projetos nas mesmas áreas que obtiverem a melhoria planejada.

 “Se uma cidade reduzir índices de roubo, por exemplo, poderá receber investimento em sistemas inteligentes de monitoramento. O governo vai incentivar o intercâmbio de experiências bem-sucedidas entre todos os municípios”, afirmou o Secretário.

“É um governo global, mas que age localmente e respeita todos os prefeitos e prefeitas”, acrescentou o Governador.

Ainda de acordo com o Governador, transparência, eficiência e inovação são pilares indispensáveis os municípios atingirem os resultados propostos no programa.  

“Tomamos conhecimento das diretrizes do programa e vamos seguir”, garantiu o Prefeito.

ÍNDICES

Em 19 de junho último, durante o 1º Seminário de Gestão Pública, também no Palácio dos Bandeirantes, foram apresentados os indicadores a cada município referentes à Educação, Saúde e Segurança Pública. Serra Negra possui em vários índices melhores que a média estadual.

Na Educação Infantil o município tem 65% das crianças de 0 a 3 anos matriculadas nas escolas, acima da média do estado, de 48,2%. Já na faixa de 4 a 5 anos atinge 100%, ante 97,6% no estado.

Os destaques da Saúde são para a Atenção Básica, que oferece 92,9% de cobertura contra 59,7% do estado. A taxa de mortalidade infantil é de 0 por 100 mil habitantes, diante de 10,8 do estado.

A Segurança Pública no município apresenta um índice de 10,4 por 100 mil óbitos no trânsito ante 12,1 do estado.

 “São índices que colocam Serra Negra mais uma vez em destaque. No cenário brasileiro, São Paulo é o estado mais evoluído e nosso município apresenta índices superiores à média geral. Portanto, a população pode sentir orgulho e esperança de que vamos melhorar cada vez mais e esperamos que o estado nos apoie com mais recursos, principalmente após a adesão a esse programa, para evoluirmos cada vez mais”, finalizou o Prefeito.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência