Renovação da frota municipal da Saúde garante mais conforto para transporte de pacientes

02/08/2019 09:16:59

Proporcionar condições para os pacientes da rede pública de Saúde é uma das prioridades da Administração Municipal, que não mediu esforços para nos últimos anos melhorar não somente a estrutura das unidades de saúde como também do transporte de passageiros. Para isso foi instalado um Setor de Transportes, onde ficam dispostos os veículos, que compõem uma frota totalmente renovada por meio do Programa Saúde Mais Perto de Você, do Ministério da Saúde, e principalmente do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

Do financiamento, somente neste ano foram adquiridos cinco veículos, sendo três ambulâncias tipo furgão, uma van de 16 lugares e uma minivan de sete lugares. Já os recursos do Ministério da Saúde garantiram a compra de cinco automóveis. Com a vinda dos novos veículos foi possível viabilizar o transporte para as visitas domiciliares. No total, a Secretaria de Saúde possui à disposição da população um micro-ônibus (contratado de uma empresa), três vans, uma minivan, cinco automóveis e seis ambulâncias.

Entre as ambulâncias, vale ressaltar que antes da aquisição via financiamento, havia duas alugadas, que consumiam cerca de R$ 12 mil mensais da Secretaria de Saúde, valor que está sendo economizado com a chegada dos novos veículos.

De toda a frota da Setor de Transportes, o veículo mais antigo é do ano 2013.

“Os veículos são utilizados para transporte coletivo, pois seria impossível transportar pacientes individualmente numa cidade de 28 mil habitantes e que possui uma grande maioria que depende do SUS (Sistema Único de Saúde). A não ser em casos de extrema necessidade é aberta uma exceção. O mais importante é que os veículos são novos é oferecem segurança e conforto para o paciente, independentemente de haver ou não outros pacientes”, afirma a Secretária de Saúde.

Consultas, exames, cirurgias, hemodiálise, alta ou transferência hospitalar e internações são as demandas atendidas pelo setor de transporte da Saúde. A quantidade de pacientes por veículo é definida de acordo com a demanda por itinerário.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, no primeiro quadrimestre deste ano, além da demanda local de Serra Negra, os destinos de atendimento foram os municípios de Barretos, Ribeirão Preto, Jaú, Bauru, São Paulo, Jundiaí, Atibaia, Bragança Paulista, Campinas, Sumaré, Limeira, Santa Bárbara D´Oeste, Piracicaba, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Americana, Indaiatuba, Sorocaba, Amparo, Lindoia, Águas de Lindoia, Pedreira, Jaguariúna.

No período, foram realizadas 1.340 viagens com 3.737 pacientes e 1.929 acompanhantes.

Central de Ambulâncias 24h

Desde que foi inaugurada, em março deste ano, a Setor de Transportes tem ampliado gradativamente sua atuação com mais profissionais à disposição.

A equipe conta no total com seis motoristas de carro, 15 motoristas de ambulância e quatro enfermeiros, que atuam em plantões de 12 horas.

A Central de Ambulâncias da Saúde atua 24h em parceria com o Corpo de Bombeiros e com o Hospital Santa Rosa de Lima, que pertence à Irmandade Santa Casa, principalmente em casos de emergência para o transporte de pacientes pelos telefones (19) 3892-3147 (Setor de Transportes) e (19) 3892-1888 (hospital).

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência