Secretaria de Educação e Cultura apresenta três projetos para o segundo semestre

01/08/2019 14:08:35

A Secretaria de Educação e Cultura lançou no retorno às aulas três projetos que serão desenvolvidos ao longo do segundo semestre, em todas as escolas municipais.

O primeiro deles é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma parceria do município de Serra Negra com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que tem como objetivo estimular à educação empreendedora no Ensino Fundamental, como explica a secretária municipal de Educação e Cultura. "Nossas crianças aprendem como empreender, investir, fazer cálculos e medições, além de contabilidade e precificação. Esse curso é totalmente voltado ao ensino prático, mão-na-massa, não se limitando às explicações teóricas da disciplina".

Ela afirma que parcerias com a rede pública estadual também estão sendo estudadas, para que as crianças permaneçam com as atividades após deixarem as escolas municipais, a partir do 2ª ano do Ensino Fundamental.

A secretária conta ainda que todo o material e capacitação dos professores e atendentes são oferecidos pelo Sebrae, sem nenhum custo adicional para as famílias dos alunos. “O mesmo se dá com as apostilas, que são ofertadas, tanto o material do professor quanto o livro dos alunos", complementa.

O segundo projeto dá sequência às atividades já desenvolvidas em parceria com o Projeto Copaíba. Todos os alunos do 1º ano EF da rede básica de ensino, além dos estudantes do contraturno da EMEB Maestro Fioravante Lugli (CTP), terão a oportunidade de conhecer a sede do instituto, no município vizinho de Socorro-SP, onde haverá apresentação de biologia, além de visitação guiada e momento de plantio de mudas pelos próprios estudantes.

Segundo a coordenadora pedagógica Adriana Camargo esse projeto visa mostrar a importância do cuidado com o meio ambiente. "É importante que nossas crianças aprendam desde cedo a preservar a natureza para conviver com ela. As atividades já começaram antes das férias de julho, e retomamos agora, com a visita dos alunos à sede da Copaíba, na última semana deste mês".

A terceira novidade é a implementação da disciplina extracurricular de Valores, que abarca temas morais e éticos, e serão trabalhados com os alunos do Pré-II, de toda a rede municipal. A coordenadora pedagógica revelou que o tema da formatura dos alunos neste ano será “O Pequeno Príncipe”, um clássico da literatura francesa, escrito por Antoine de Saint-Exupéry, que ganhou o mundo com diversas versões impressas, e também em formato de desenho animado e nas telonas, invadindo o universo cinematográfico.

No Projeto Valor os alunos aprendem sobre diversos assuntos, como: coragem, solidariedade, honestidade, paz, gratidão e respeito. As aulas ocorrem durante todo o segundo semestre, até o fechamento das atividades, que acontece no evento de formatura da turma, no final do ano. "Será um momento marcante, onde a obra de Exupéry fará todo o sentido para os alunos, que serão expostos aos temas durante os próximos meses. Esses assuntos, que também são trabalhados no livro, merecem destaque nos primeiros anos de vida das crianças, pois complementam sua formação como seres humanos", finaliza a coordenadora.

Tablets

Outra novidade na rede municipal de Ensino no segundo semestre será a implantação dos tablets, que já foram distribuídos e o uso será rotativo, no período de aulas, entre os alunos do Pré I, Pré II e 1° ano do Ensino Fundamental. Explorar o tablet como ferramenta no cotidiano da Educação Infantil tem como objetivo otimizar, colaborar e inovar a aprendizagem com conteúdos lúdicos. Para um melhor funcionamento de mais essa ferramenta de desenvolvimento, as escolas serão preparadas com sinal de internet, em todo o prédio, não somente nas salas de informática.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência