Festival de Inverno 2019 termina com máxima aprovação

31/07/2019 09:26:34

Exposição positiva da mídia e variedade de atrações foram as chaves do sucesso nesta edição

52 dias de evento, mais de uma centena de atrações e uma exposição midiática positiva inédita da cidade. Essa foi a fórmula do sucesso da edição 2019 do Festival de Inverno de Serra Negra.

A aposta na variedade musical com a valorização de bandas locais, mesclando com artistas de renome no cenário nacional, aliada à estratégia de mídia da equipe da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, trouxe mais de 90% de aprovação entre moradores e turistas que estiveram em Serra Negra durante a temporada de inverno.

Estima-se que mais de 400 mil pessoas passaram pela cidade durante os quase dois meses de evento, o que movimentou praticamente 100% da hotelaria que conta com mais de 8.500 leitos e acelerou as vendas nas lojas do comércio local, sem contar os bares e restaurantes que, em muitos dias, chegaram a ter fila de espera para os atendimentos.

“A aposta foi em um planejamento prévio, com uma estratégia de marketing maciça e com a união dos setores locais para que os holofotes estivessem voltados para Serra Negra com a parceria com a Band, que chamou sua programação durante 40 dias diretamente aqui da Praça João Zelante. Sem dúvida, a somatória de todos esses fatores foi o que contribuiu para o sucesso do evento. Além disso, pequenos erros foram diagnosticados e serão sanados para os próximos eventos”, enfatizou o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Serra Negra.

*Variedade nas atrações e nos locais dos shows*

A Praça João Zelante foi o coração do Festival de Inverno. Nela ocorreram as algumas das principais atrações gratuitas do evento. Porém, o festival se espalhou por vários cantos da cidade como Centro de Convenções, Praça de Alimentação, Praça Talismã, Convívio Serrano, Alto da Serra, Praça da Prefeitura, além das apresentações itinerantes nas principais duas do município.

No Centro de Convenções, os destaques ficaram para os shows de Milton Guedes – que abriu a programação no dia 14/06, Titãs, musical Abba Experience e o Festival de Taiko, que aconteceu na última semana de julho.

Nos outros locais, artistas da cidade e da região puderam apresentar seu trabalho nos mais variados estilos, que foram desde a MPB até o rock and roll clássico. O destaque ficou para o pôr-do-sol musical no Alto da Serra, que deve se estender pela maioria dos finais de semana, inclusive os comuns.

A Praça João Zelante, onde ficou instalado o estúdio móvel da Band Campinas, recebeu as principais atrações do Festival e concentrou o maior número de pessoas durante quase dois meses.

Artistas como o ex-Barão Vermelho Rodrigo Santos, U2 Cover, Medusa Trio e Willie de Oliveira (ex-vocalista do grupo Rádio Táxi) deram o tom clássico ao festival, sem contar as inúmeras apresentações de jazz, pop-rock, bossa-nova, samba raiz e outros estilos.

*Segurança pública também foi destaque**

Ainda na organização prévia do festival, um quesito que também foi levado à sério no evento foi a questão da segurança pública. O resultado foi positivo. Mesmo com o grande número de visitantes e veículos pelas ruas durante os quase 2 meses de Festival, não houve registro de ocorrências relevantes. Isso graças ao trabalho da GCM que esteve presente diuturnamente para garantir a segurança de moradores e turistas durante as festividades.

*Movimento na economia local*

Com a hotelaria movimentada desde o início do festival, o comércio local também teve aumento considerável registrado durante os últimos 52 dias. Segundo Rafael Accorsi, proprietário de dois restaurantes na cidade, o movimento foi o maior dos últimos 10 anos. “Houve um aumento de 40 a 60% das vendas, não só no meu negócio, mas no entorno. Todos muito satisfeitos com o resultado positivo dessa temporada”, enfatizou o empresário.

*Eventos futuros deverão seguir a mesma fórmula*

Serra Negra se prepara para voltar a ser um dos maiores destinos turísticos do Estado de São Paulo. Segundo o Prefeito, novos eventos deverão acontecer até mesmo fora da temporada de inverno. “Serra Negra já possui a tradição em receber muitos visitantes assim que a temperatura começa a cair, mas estamos trabalhando para que novos eventos venham para a cidade durante o ano todo e não só em julho. Temos atrativos turísticos de sobra, além de boa gastronomia, clima agradável, natureza e segurança”, finalizou o prefeito.

Voltar
LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência