Serra Negra terá representante na 16ª Conferência Nacional de Saúde

25/07/2019 10:35:18

O supervisor da Vigilância em Saúde Ambiental representará Serra Negra na 16ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, de 4 a 7 de agosto. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, o encontro tem como tema central “Democracia e Saúde” e estima reunir mais de cinco mil pessoas. Os eixos temáticos são: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS.

A Conferência Nacional de Saúde é principal espaço democrático para a construção de políticas públicas de saúde no Brasil. Com a participação de toda a sociedade civil e representantes do governo, o amplo fórum de debates é organizado com a finalidade de avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população.

A etapa nacional ocorre após a realização de aproximadamente três mil conferências municipais e a mobilização de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal para discutirem e consolidarem propostas relacionadas à saúde. Também aconteceram mais de cem conferências livres, organizadas de modo independente por entidades e movimentos sociais, que abordaram temáticas relacionadas à saúde da população LGBTI+, de quilombolas, da população negra, de segmentos de juventudes, de atingidos pela hanseníase, de povos e comunidades de terreiros, dentre outros.

O momento reunirá representantes de movimentos sociais, conselheiros de saúde, usuários, trabalhadores e gestores do SUS, para traçarem, de forma democrática, as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. O relatório final da 16ª Conferência vai subsidiar a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.

Conferência Estadual

Nos dias 28, 29 e 30 de junho, Serra Negra recebeu a 8ª Conferência Estadual de Saúde. Houve cerca de 1.100 participantes, entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da saúde, gestores e prestadores de serviços de Saúde. Durante a Conferência, foram selecionados os delegados que participarão da etapa nacional que ocorrerá em Brasília.

A conferência nacional é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para definir as diretrizes para as políticas públicas de saúde. É através desse processo que a população pode contribuir ativamente.

“Estou muito empolgado em participar pela segunda vez da conferência nacional e lutarei por melhorias nas políticas públicas de saúde para o nosso país”, afirma o representante do município.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência