Oficinas Pedagógicas são oferecidas a alunos da rede municipal

13/07/2019 11:07:59

Desde o início do ano, cerca de 1500 alunos da rede pública de ensino de Serra Negra têm acesso às Oficinas Pedagógicas oferecidas pelas Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs) que atuam em período integral. As oficinas atendem aos alunos de Pré I, Pré II e 1º Ano do Ensino Fundamental. São três modalidades diferentes de cursos que fazem parte da grade do contraturno escolar, e acontecem uma vez por semana para cada turma, divididas por faixa etária: Esportes, Expressão Corporal e Xadrez.

Segundo a supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Sandra Bordini, as oficinas foram criadas para deixar a escola mais atrativa para o aluno. "Embora haja o professor dentro da sala de aula, acreditamos que o aluno tem um envolvimento maior com a escola quando ele realiza atividades complementares, num espaço adequado, geralmente fora da sala de aula, mesmo que ainda dentro do ambiente escolar", diz.

Ampliar o leque de oportunidades para o desenvolvimento de habilidades diversas nas crianças é papel do educador. "A educação infantil é o momento mais importante no crescimento do ser humano. É imprescindível trabalhar com as múltiplas inteligências das crianças para dar a elas a oportunidade de escolha", completa.

Nesse mesmo sentido, a coordenadora pedagógica da rede, Gláucia Felipi, comenta. "O objetivo é que o aluno tenha um desenvolvimento completo de sua formação, seja ela cognitiva, psíquica, motora ou emocional. Precisamos mostrar e ensinar aos alunos que sucesso e frustração fazem parte da vida. Essas situações não devem ser tratadas como definitivas, jamais. Antes, devemos aprender a lidar e a conviver com elas".

Atender a uma demanda da educação moderna é um dos pontos principais das oficinas. "A pedagogia atual demonstra que o ensino da criatividade, da coragem e da resiliência, por exemplo, é fundamental para instalarmos nos alunos as habilidades necessárias para a vida adulta", acrescenta.

Atuando há 11 anos no ensino de xadrez em Serra Negra, o professor e ex-atleta Ivanildo Perciani conta a experiência de levar essa modalidade a crianças tão novas. "Mesmo pequenos, eles se interessam muito pelas atividades. Logo de início perceberam a importância das aulas para o aprendizado das demais áreas do conhecimento, como linguagens e matemática, já que o xadrez trabalha a concentração e a organização, e incentiva a inteligência estratégica".

Segundo ele, não só as crianças, mas os pais e os colegas professores reconhecem a importância das atividades extracurriculares no desenvolvimento do aluno. "No princípio os pais tiveram preocupação quanto às habilidades dos próprios filhos, mas dentro de um curto período perceberam que o ensino do xadrez colaborava com o crescimento cognitivo das crianças, e era um importante aliado das demais disciplinas. Pais e professores reconhecem mudanças reais na organização dos filhos em casa, e na atenção dos alunos em sala de aula, por exemplo", conclui o professor.

Segundo semestre de 2019

A partir de uma pesquisa realizada com pais e responsáveis por alunos das escolas Geraldo de Faria Lemos Pinheiro (centro), Rosalba Perondini Salomão (Alto das Palmeiras) e Durval de Paula Chagas (Campo dos Sete), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Serra Negra considerou adicionar as oficinas ao público que frequenta essas unidades de ensino, que funcionam apenas em regime de meio período. A oficina de Xadrez tem início a partir do segundo semestre deste ano, no retorno das férias escolares de julho.

Neste primeiro momento, os alunos das três escolas serão contemplados apenas com o curso de Xadrez, que ocorrerá às quartas-feiras, no período noturno. Porém, estudos já são realizados para a implementação do curso de Expressão Corporal, em outro dia da semana.

As aulas acontecerão no Mercado Cultural, localizado à Praça XV de Novembro - s/nº, Centro - sede da Secretaria Municipal de Educação.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência