Programa “Pé no chão” é ampliado em Serra Negra

12/07/2019 14:19:46

Parceria com Amor Exigente dará apoio a familiares de usuários de álcool e outras drogas em todas as unidades de saúde

Na tarde da última quarta-feira, 10, foi oficializada no Palácio Primavera a ampliação do programa “Pé no chão”, uma parceria entre a Prefeitura da Estância de Serra Negra, por meio da Secretaria de Saúde e a ONG Amor Exigente. O objetivo é atender especialmente familiares de usuários de álcool e outras drogas nas unidades de saúde do município.

A ONG Amor-Exigente – que atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos – e a Secretaria de Saúde, iniciaram o projeto no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que se estenderá às unidades de saúde, toda quinta-feira, em uma unidade diferente, das 16h às 17h. Em Serra Negra, o Amor Exigente está em funcionamento há 9 anos. A parceria com o CAPS já dura mais de 2 anos e mais recentemente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), há cerca de 10 meses.

Na ocasião do lançamento, foi proferida uma palestra com Fábio Magalhães, representante comercial que atua há 22 anos como voluntário do Amor Exigente, na função de coordenador regional do programa.

“A Prefeitura está nos dando a oportunidade de estarmos nos postos de saúde, conversando com as pessoas e as famílias, vendo necessidade de cada um e encaminhando no Joana D’Arc (Casa Espírita) à noite para os nossos grupos de atendimento e no CAPS. Assim podemos conhecer e fazer um mapeamento de como está a cidade ponto a ponto, caso a caso, para ajudar a divulgar o Amor Exigente, convidar as pessoas e suas famílias a conhecer e a se tratar. Serra Negra dá uma cobertura diferenciada para a população participar, conhecer o Amor Exigente e poder encontrar qualidade de vida”, afirmou Fábio.

“É um programa simples demais até, nada miraculoso, nenhuma fórmula mágica. É a simplicidade que faz com que essas pessoas principalmente as mais carentes, encontrar um caminho”, completou o palestrante.

A Secretária de Saúde ressaltou que o Amor Exigente é um programa que apoia os familiares de dependentes químicos no desenvolvimento de estratégias para lidar com as questões que envolvem a doença. Além disso, eles continuam tendo acesso aos grupos que já acontecem no Caps, Creas e no Centro Joana Darc.

“O programa promove mudança de comportamento através da responsabilização e enfrentamento da realidade. O Pé no Chão surgiu da necessidade de ampliarmos o acesso das pessoas ao Amor Exigente. Acreditamos que as mudanças se dão a médio e longo prazo e que são construídas no cotidiano, com constância”, afirmou.

O Vice-Prefeito destacou que o foco de atuação do projeto é o mais apropriado possível.

“As drogas destroem não somente os usuários, mas também as famílias. Precisamos falar disso para evitar o pior. Por isso agradecemos ao Amor Exigente pela parceria e parabenizamos também a Secretaria de Saúde pela iniciativa de ampliá-la. Certamente faz diferença em nossa cidade e continuará fazendo ainda mais”, comentou.

Também compareceram no anúncio dos detalhes do programa os secretários municipais Chefe de Gabinete; Educação; Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e o diretor de Cultura.

Ciclo de palestras

Em continuidade às iniciativas visando a prevenção ao uso de álcool e outras drogas o Prefeito recebeu na manhã desta quinta-feira, 11, o coordenador regional do Amor Exigente Fábio Magalhães. Na reunião estiveram presentes também os secretários de Saúde; Assistência e Desenvolvimento Social; Educação e Chefe de Gabinete. Ficou confirmado para o dia 19 de outubro, no Centro de Convenções, o 1º Ciclo de Palestras de Prevenção às Drogas.

“As drogas hoje são um problema gravíssimo em nossa sociedade e atinge todas as classes sociais. Não podemos deixar de esclarecer isso aos jovens e suas famílias e por isso contamos com o apoio e a expertise do Amor Exigente nesse trabalho árduo, mas que faz toda a diferença para que nosso município procure evitar ao máximo esse mal”, comentou o Prefeito.

“A forma de falar com os jovens precisa mudar. Não adianta falar apenas que a droga mata. Enquanto não tiver a mudança de percepção da palavra morte para doença não adianta nada. O jovem tem uma ideia na cabeça de que não morre. Então temos que mostrar que a droga deixa doente, independente da idade”, finaliza Fábio.

Programação - Projeto Pé no Chão

Julho/19 - Horário: 16-17h

  • 18/07/19 - PSF “São Luiz”
  • 25/07/19 - PSF “Dr. Firmino H.Cavenaghi”

Agosto/19 - Horário: 16-17h

  • 01/08/19 - PSF “Paulino Stachetti”- Lions
  • 08/08/19 - PSF “Vereador Celso Bueno Cosertti”- Vila Dirce
  • 15/08/19 - PSF “Dr.Francisco Vicente Braga”- Palmeiras
  • 22/08/19 - UBS “Dr.Eduardo Cagnoni Tiengo”- Refugio
  • 29/08/19 - UBS “Dr. Peter Griesinger”- N.S.N (das 15 às 16h)

Setembro/19 - Horário: 16-17h

  • 05/09/19 - PSF “Dr. Francisco Louzada Porto Alves”- Três Barras
  • 12/09/19 - PSF “Dona Joana Maria dos Santos”- Bairro da Serra (das 15 às 16h)
  • 19/09/19 - PSF “Adão de Moraes”- Jardim do Salto (das 15 às 16h)
  • 26/09/19 - PSF “São Luiz”

Outubro/19 - Horário: 16-17h

  • 03/10/19 - PSF “Dr. Firmino H.Cavenaghi”
  • 10/10/19 - PSF “Paulino Stachetti”- Lions
  • 17/10/19 - PSF “Vereador Celso Bueno Cosertti”- Vila Dirce
  • 24/10/19 - PSF “Dr.Francisco Vicente Braga”- Palmeiras
  • 31/10/19 - UBS “Dr.Eduardo Cagnoni Tiengo”- Refugio

Novembro/19 - Horário: 16-17h

  • 07/11/19 - UBS “Dr. Peter Griesinger”- N.S.N (das 15 às 16h)
  • 14/11/19 - PSF “Dr. Francisco Louzada Porto Alves”- Três Barras
  • 21/11/19 - PSF “Dona Joana Maria dos Santos”- Bairro da Serra (das 15 às 16h)
  • 28/11/19 - PSF “Adão de Moraes”- Jardim do Salto (das 15 às 16h)
  • 05/12/19 - PSF “São Luiz”
  • 12/12/19 - PSF “Dr. Firmino H.Cavenaghi”
Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência