Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social intensifica atendimento a pessoas em situação de rua

11/07/2019 08:35:05

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social tem intensificado o atendimento às pessoas em situação de rua, buscando oferecer novas oportunidades e perspectivas a esta população. Ao longo do primeiro semestre de 2019 a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atendeu mais de 20 pessoas através do trabalho semanal de busca ativa, identificando indivíduos em situação de vulnerabilidade e fazendo o direcionamento para programas socioassistenciais e para o tratamento da dependência química, oferecido através de grupos de apoio. Tais ações visam o resgate da autoestima e autonomia destas pessoas, para que possam superar as dificuldades e retomarem seus projetos de vida de forma produtiva e saudável. 

Dados do 1º semestre de 2019: 
• Realização de busca ativa pela equipe do CREAS: 12
• Realização de grupo de apoio no CREAS: 9

No mês de junho deste ano foram feitas quatro abordagens, sendo que as mesmas acontecem às quintas-feiras ou sempre que a equipe do CREAS é solicitada. Os pontos percorridos foram Avenida Laudo Natel, nas proximidades do banheiro publico e Praça Sesquicentenário (praça da alimentação e banheiro público) e na Avenida João Gerosa, nas proximidades da Fonte Albino Brunhara.

Durante estas abordagens, em uma delas não foi encontrado o p[ublico-alvo e nas demais foram atendidas seis pessoas e encaminhadas para serviços de saúde, tratamento de dependência química e inclusão em benefícios socioassistenciais.

Vale ressaltar que a equipe técnica sempre busca o contato com os familiares destas pessoas, visando o reestabelecimento dos vínculos familiares. 

Caso você saiba de pessoas que se encontram em situação de rua, solicite o atendimento do CREAS pelo telefone 3892-7970 ou, em finais de semana, à Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.

Secretário busca pessoas em situação de rua

Nas noites de domingo, 7, e segunda-feira, 8, já que nos últimos dias Serra Negra registrou as temperaturas mais baixas do ano, o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social percorreu diversos pontos da cidade com cobertores e agasalhos doados pelo Fundo Social de Solidariedade na tentativa de auxiliar pessoas em situação de rua.

O secretário gravou vídeos dos pontos percorridos e publicou em suas redes sociais. Os locais, sobretudo no Centro, foram definidos com base em apontamentos de munícipes.

Entre o final da noite de domingo e o início da madrugada de segunda-feira, o secretário esteve na Rodoviária, na Praça Sesquicentenário, na Avenida Laudo Natel e na Prefeitura.

No dia seguinte, os locais averiguados foram um barracão em frente à Fonte São Jorge, na saída para Lindoia; na Unidade de Saúde da Família “Paulino Stachetti”, na Praça Lions; novamente na Praça Sesquicentenário (Palácio Primavera e miniférico); Hospital Santa Rosa de Lima; prédio da antiga Telesp, na Rua Saldanha Marinho; uma casa aparentemente abandonada em frente à Fonte Albino Brunhara, na Avenida João Gerosa; no final rua da feira livre (Antonio Ricci) e escadaria ao lado do Serra Negra Esporte Clube.

Foi encontrada apenas uma pessoa em situação de rua, dormindo em frente à Fonte São Jorge, na segunda-feira. Entretanto, o homem não quis ser encaminhado para nenhum local. Mas aceitou um agasalho, embora tenha recusado cobertores.

“É importante esclarecer que não podemos obrigar ninguém a sair da rua, apenas se a pessoa consentir. Porém, felizmente, em Serra Negra não encontramos pessoas em situação de rua. Ocorre que muitas vezes alguns indivíduos, aparentando ser andarilhos, ficam aglomerados em determinados pontos da cidade, mas possuem residência e à noite cada um vai para sua casa”, afirma o Secretário.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência