Serra Negra celebra 67 anos do monumento ao Cristo Redentor

05/07/2019 14:58:23

Em 6 de julho de 1952 era inaugurado em Serra Negra o monumento ao Cristo Redentor, localizado a 1.080 metros, no Pico da Fonseca, com 17 metros de altura. Para celebrar a data, neste sábado, às 11h30, o pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, Sidney Barsaglia, dará a benção aos fiéis e toda a população e turistas em geral.

“Convidamos a todos para esta cerimônia. Independentemente de preferência religiosa ou política é um ato de renovação da fé e uma homenagem ao Cristo, que também é um grande símbolo de nossa cidade e um dos impulsionadores do turismo”, destaca o Prefeito.

Histórico

Conforme o livro “A História de Serra Negra”, de Alcebíades Félix, que também foi o locutor da inauguração e do cinquentenário do Cristo Redentor no município, a ideia da construção do monumento nasceu no seio do Serra Negra Moto Clube, através de seu presidente Joaquim da Silva Lima, e foi acatada com entusiasmo pela sociedade, mas a Prefeitura não possuía recursos para a execução da obra.

“Governava o município o Prefeito Sanitário José Pedro Salomão e com o Secretário Antônio Barbosa Pinto da Fonseca, Joaquim da Silva Lima, autor da ideia, e Oswaldo Saragiotto, depois de muita discussão, resolveram que seria criada a ‘taxa de turismo e hospedagem’, a ser cobrada dos hóspedes dos hotéis locais, a fim de obter fundo necessário para a concretização da obra”, diz trecho do livro.

Ainda de acordo com o livro, no projeto de lei remetido à Câmara Municipal constava a construção de uma imagem do Cristo de apenas 5 metros de altura. Na Comissão de Justiça, Oswaldo Saragiotto, que era o Presidente, opinou para que a imagem fosse elevada para 12 metros, com mais o pedestal, que redundaria em 17 metros de altura.

Foi então aprovada a lei nº 81, de 30 de junho de 1950, e sancionada pelo Prefeito. A lei autorizava também os serviços de estrada, iluminação e o que fosse necessário para a execução e o acesso à obra. Em 15 de julho de 1950 era assinado o contrato para a construção entre a Prefeitura e a empresa de Otaviano Papais, de Campinas.

O ponto turístico segue melhorando cada vez mais. Além de uma bela vista de mais de dez cidades da região, também são atrações lanchonete, loja de doces e chocolates, aluguel de mini bugs e cavalos para passeios.

O acesso se dá pelo Teleférico, ou por veículo, utilizando a Rua Antônio Jorge José. Atualmente, a Prefeitura da Estância de Serra Negra, por meio da Secretaria de Obras, realiza uma série de intervenções para a revitalização do entorno do monumento.

Foram instalados novos corrimões, mirante e, ao redor do Cristo, gradil e piso. O sistema de iluminação foi totalmente revitalizado.

Serão concluídos elevador, rampa de acessibilidade, pintura da escadaria e paisagismo.

A inauguração da revitalização do Cristo está prevista para 21 de setembro, dois dias antes do aniversário da cidade.

 

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência