Vigilância Ambiental promove palestra a alunos de escola pública

18/06/2019 15:51:03

Na última segunda-feira, 17, cerca de 92 alunos matriculados na Escola Estadual Professora Nair de Almeida, localizada no Bairro das Três Barras, receberam a visita da equipe da Vigilância Ambiental e da Equipe de Saúde da Família das 3 Barras.

Na ocasião, o articulador da Vigilância Ambiental Sandro O. Robbi Froes, palestrou aos alunos do 2º, 3º, 4º e 5º ano, ao lado da enfermeira Ednea Ap. Alves dos Santos e da agente comunitária de saúde Camila Bartolomeu Rodrigues, além das agentes de endemias, Kele Cristina Franco Giachetto e Vanessa Correia dos Santos, a respeito das arboviroses e escorpiões.

Arboviroses são doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela, todas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

CURIOSIDADES E DICAS

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, o Aedes Aegypti pode sobreviver e transmitir doenças em qualquer época do ano.

Por isso, mesmo nessa época do ano, é importante não nos descuidarmos com  relação aos cuidados que  toda população precisa ter.  Sendo assim, a principal ação é se informar, conscientizar e evitar água parada em qualquer local em que ela possa se acumular, em qualquer época do ano!

Da mesma forma, embora o período do verão, seja o que exija maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões, pois o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento destes animais, que se abrigam em esgotos e entulhos. O cuidado deverá ser mantido durante todo o ano, uma vez que os escorpiões que habitam o meio urbano se alimentam principalmente de baratas. Portanto são comuns também em locais próximos a áreas com acúmulo de lixo. Assim, a adoção de hábitos simples é fundamental para prevenir acidentes. 

No ambiente urbano, para evitar a entrada dos escorpiões nas casas e apartamentos, a recomendação é de usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Outra medida é afastar as camas e berços das paredes, e ainda vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los.

Nas áreas externas, as principais dicas são manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico. Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência