Vacinação contra Sarampo, Caxumba e Rubéola é recomendada à população

12/06/2019 16:39:12

A Secretaria Municipal de Saúde de Serra Negra, por meio do Setor da Vigilância Epidemiológica (VE), orienta a população a buscar a atualização de seu estado vacinal, para a vacina contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR), uma vez que já há confirmação de caso positivo no estado de São Paulo.

“Alertamos a todos a manterem suas vacinas em dia, por fazerem parte do calendário vacinal e também por estarmos próximos do período de férias de inverno e de um grande evento neste mês, como a Copa América que ocorrerá em vários estados do país e municípios do estado de São Paulo. Sendo que no período de férias e em grandes eventos onde ocorre uma grande circulação de pessoas, inclusive vindas de outros países podem facilitar a introdução de várias doenças no país”, informa a enfermeira Claudia Rielli Ramos da Vigilância Epidemiológica.

A VE ressalta ainda a importância da vacinação, em especial as pessoas que atuam no setor de turismo, funcionários de companhias aéreas, operadoras de cruzeiro, de transporte rodoviário, motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes, e outros que mantenham contato com viajantes.

Já os profissionais de saúde em atividade (médicos, enfermeiros, dentistas e outros), devem ter registradas duas doses válidas, independentemente de sua idade atual. A vacina está disponível gratuitamente nas seguintes Unidades de Saúde:

Unidade de Saúde da Família Dr. Firmino Cavenaghi,

Unidade de Saúde Dr. Francisco Braga no Alto das Palmeiras

Unidade de Saúde da Família do São Luiz

Horário: das 8 às 16hs de segunda a sexta-feira

Importante:

Sarampo e Rubéola são doenças de Notificação Compulsória e em caso de suspeita, devem comunicar a Vigilância local imediatamente para desencadear as devidas ações de controle e bloqueio da circulação do vírus.

Aos Viajantes:

Estar com a vacinação em dia ou tomá-la 15 dias antes da viagem;

Ao retornar da viagem, atentar ao apresentar febre, manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas de tosse ou coriza ou conjuntivite, até 30 dias após seu regresso, pois podem ser sintomas do sarampo e/ou rubéola. Informe o serviço de saúde sobre sua viagem e evite circular em locais com aglomeração. de pessoas.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência