Serra Negra dá início à Educação Empreendedora no Ensino Fundamental

06/06/2019 15:37:04

Os primeiros passos do convênio firmado entre a Prefeitura da Estância de Serra Negra e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no último mês de maio começaram a ser dados nesta semana. Na última terça-feira, 4 de junho, as representantes do Sebrae Ana Maria Brasílio (Gerente Estadual) e Maria Paula Castro (Gestora de Educação Empreendedora da região de Campinas) se reuniram com a Secretária de Educação e diretores da rede municipal para explicar o funcionamento do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e como aplicá-lo nas escolas. O encontro aconteceu no Mercado Cultural, sede da Secretaria de Educação e Cultura.

A Dirigente Regional de Ensino de Mogi Mirim Regina Navas dos Santos e diretores de escolas estaduais também estiveram presentes, a convite do município, para conhecerem a proposta e estudar a possibilidade de implantação também na rede estadual.

De acordo com o Sebrae, o curso possibilita que a criança aprenda de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores. A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O curso para esta etapa da Educação Básica é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora e procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Como funciona

O Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP é composto por nove cursos:

 1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais

Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes.

3º ano do Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de produtos

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

 5º ano do Ensino Fundamental: Sabores de cores

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

6º ano do Ensino Fundamental: Ecopapelaria

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

7º ano do Ensino Fundamental: Artesanato sustentável

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

8º ano do Ensino Fundamental: Empreendedorismo social

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

9º ano do Ensino Fundamental: Novas ideias, grandes negócios

Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes.

“Ao final de cada anos os alunos fazem uma apresentação na Feira do Jovem Empreendedor”, acrescentou Maria Paula.

“Todos os alunos da rede municipal serão contemplados com esse projeto que é mais um diferencial que ofereceremos, de eles poderem desenvolver ainda mais suas potencialidades”, comentou a Secretária de Educação.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência