Prefeitura de Serra Negra auxiliará produtores na busca por Indicação Geográfica do café

05/06/2019 11:03:29

O Prefeito da Estância de Serra Negra recebeu na última sexta-feira, 31 de maio, a presidente da Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas (Acecap), Silvia Kurebayashi Fonte. O objetivo do encontro foi apresentar as ações da associação e discutir formas de obter o registro de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para o café de Serra Negra e região.

O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer (know-how ou savoir-faire). O Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI é a instituição que concede o registro e emite o certificado.

A proteção concedida por uma IG, além de preservar as tradições locais, possui o potencial de diferenciar produtos e serviços, melhorar o acesso ao mercado e promover o desenvolvimento regional, gerando efeitos para produtores, prestadores de serviço e consumidores.

“Se conseguirmos obter essa identificação geográfica com certeza conseguiremos impulsionar ainda mais o turismo e a economia na região”, disse Silvia.

Na conversa foram destacadas também as diversas premiações recebidas pelo café serrano e do Circuito das Águas, mais um fator que justificaria a certificação.

Acecap

A associação atua em diversas frentes para comprovar e conectar a identidade do Circuito das Águas com o café, como formação de grupos isolados dedicados ao trabalho com cafés especiais, trabalho conjunto com entidades para aprimoramento da cafeicultura, concursos de Cafés Especiais, formação de um grupo de trabalho, participação de feiras e eventos nacionais divulgando o Café do Circuito das Águas entre outras atividades.

Na ocasião foi solicitado ao prefeito que o Executivo apoie na divulgação e nas ações necessárias, como elaboração da prova de notoriedade da região produtora vinculada ao produto da indicação geográfica, comprovação de existência de uma estrutura de controle sobre os produtores que tenham o direito ao uso exclusivo da indicação geográfica, delimitação da área geográfica de produção da IG, Comprovação da produção na área delimitada por meio de mapeamento georreferenciado e outros documentos comprobatórios.

“Sabemos da importância do café não só para Serra Negra, como também para a região e a obtenção dessa certificação certamente fará com que todos os municípios do Circuito das Águas possam crescer juntos. Sabemos que não é fácil, mas o trabalho da Acecap é muito bom e vamos unir forças para atingir esse objetivo”, afirmou o Prefeito.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência