Administração Municipal segue mobilizada em resolver problema das enchentes em Serra Negra

29/05/2019 11:42:14

Um importante passo para tentar resolver o problema das enchentes na Estância de Serra Negra foi dado na última terça-feira, 28. Engenheiros do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) foram recepcionados pelo Prefeito, Vice, secretários municipais e técnicos do Executivo para discutir projetos de combate às enchentes. O problema é crônico há mais de 30 anos e desde 2017, quando assumiu a Administração, o Prefeito tem tentado junto ao governo do estado a obtenção de recursos e procurado regulamentar a aprovação de novos loteamentos. Até então, nenhuma reunião entre o Executivo local e o órgão gestor dos recursos hídricos do estado havia acontecido.

Foi apresentado aos representantes do DAEE, Silvio Luiz Giudice (gerente de engenharia), José Augusto Rocha Mendes (engenheiro) e Jonathan Bruno Moreira (engenheiro) um projeto desenvolvido pela Secretaria de Obras do município, a pedido do Prefeito, em fevereiro de 2017, um mês após assumir o governo municipal, solicitando ao governo estadual a liberação de recursos financeiros e maquinários para a realização de serviços de desassoreamento de rios e córregos, além da liberação de recursos financeiros para a execução de reservatórios de contenção de águas pluviais (“piscinões”) e um apoio nos estudos das bacias hidrográficas.

Os recursos somam R$ 1.793.784,30, valor do qual o município não dispõe. Na visita do atual governador a Bragança Paulista, no último dia 7 de março, o prefeito e os secretários entregaram um novo ofício reiterando apoio do governo estadual na aprovação e financiamento dos projetos.

Os engenheiros, por sua vez, também apresentaram exemplos de projetos desenvolvidos pelo DAEE e passaram algumas sugestões iniciais.

PROJETO

De acordo com o gerente de engenharia do DAEE, o órgão fará inicialmente estudos complementares ao da Prefeitura para chegar a uma conclusão das obras ideais para resolver as enchentes no município.

“Depois do histórico descrito dos últimos anos nossa proposta é atualizar o estudo da Prefeitura e num primeiro momento traçar um plano de ação, priorizar as obras e tentar a curto prazo trazer uma solução, em médio prazo alguma intervenção física e, a longo prazo contratar um Plano Diretor de drenagem para estudar o ribeirão de Serra Negra como um todo. A intervenção ideal em termos de obra hidráulica seria melhorar o escoamento do próprio canal. Piscinão é quando não tem espaço para o escoamento do canal, pois tem um custo maior de manutenção. Num primeiro momento estudamos as bacias e os rios sem priorizar o piscinão. A prefeitura já tinha esse estudo e a principio é plausível e pode ser que cheguemos a mesma conclusão e possamos adotar, não necessariamente nos mesmos locais, as bacias de retenção”, avaliou

Após a reunião, os integrantes do DAEE foram acompanhados por engenheiros do Executivo Municipal percorreram trechos dos cursos da água e nascentes do centro urbano.

“Vamos voltar dentro de uma ou duas semanas para fazer um levantamento com mais equidade e apresentar as primeiras idéias”, finalizou Silvio Luiz.

CÂMARA

A Prefeitura aguarda a aprovação dos vereadores ao projeto de lei 42/2018, que traz alterações aos requisitos para a aprovação de projetos de parcelamento de solo, desmembramento, reparcelamento de lotes, esgoto sanitário, cálculo de vazão de bacia hidrográfica e construção de bacia de contenção entre outros itens, o que seria um complemento importante para o combate às enchentes.

 

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência