Grupo de Controle do Tabagismo completa 2 anos em Serra Negra

24/05/2019 14:42:15

No último dia 10 de maio, o Grupo de Controle do Tabagismo, promovido pela Secretaria de Saúde da Estância de Serra Negra, completou dois anos de existência.

A idéia surgiu em março de 2017, quando a nutricionista da rede municipal Tayane de Britto Domeniconi, o psicólogo Antonio Augusto Lyra Junior, o médico Ricardo Takebe e o dentista Gustavo Bergo Guerra participaram de uma capacitação na Unicamp para darem início a um grupo de tratamento ao tabagista no município

O trabalho inclusive foi um dos temas da apresentação da Secretaria Municipal de Saúde no Congresso do Conselho dos Secretários Municipais do Estado de São Paulo (COSEMS/SP).

O fluxo de atendimento ocorre sem necessidade de agendamento e sim de procura espontânea ou através de encaminhamentos. O fumante participa de um grupo aberto, motivacional e dinâmico, com periodicidade semanal, por no mínimo quatro encontros, que têm a finalidade de informar e esclarecer sobre a dependência à nicotina e motivar para a cessação do tabagismo.

O grupo é conduzido por dois profissionais (um psicólogo e uma nutricionista), que foram capacitados previamente para conduzir o tratamento. Após as quatro sessões iniciais, se o paciente já sentir-se preparado para parar de fumar, e se assim desejar, poderá solicitar para realizar a triagem não-médica, onde serão colhidos os dados pessoais do tabagista, sua história tabágica, além de avaliado qual o grau de dependência do fumante (baixo, moderado ou alto).

Após a triagem não-médica, o paciente é encaminhado para a consulta médica, no qual será avaliado quanto à possibilidade de dar início ao tratamento medicamentoso (medicação oral e adesivos).

“O paciente, ainda permanece no grupo semanalmente, no qual é acompanhado durante todo o processo de cessação do tabagismo, trabalhando as estratégias, os sinais de abstinência, as pressões familiares e sociais, o acompanhamento medicamentoso e os motivos para continuar sem fumar. Ao término do tratamento medicamentoso, o paciente é orientado a retornar ao grupo a cada 30 dias por até um ano, como estratégia para prevenção de recaída e como modelo motivacional aos demais participantes do grupo”, comenta Tayane.

Todo tratamento farmacológico é fornecido gratuitamente pelo SUS (medicação oral e adesivos), desde que não haja contra-indicações médica ao uso (avaliadas pelo médico Ricardo Takebe) e a dispensação dos medicamentos fica vinculada à participação semanal do usuário ao grupo. O tratamento completo tem duração de cerca de quatro meses.

O grupo se reúne todas as quartas-feiras, das 10h30 às 11h30, na sala de reunião na sede do Setor de Transportes (localizado na Praça Lions Internacional, s/n). Atualmente, o atendimento ocorre em uma média de 8 a 9 participantes por grupo. O logotipo do grupo foi criado por um ex-participante do grupo.

“Em 2017, após o término de nossa capacitação prática e teórica junto a Unicamp e em parceria com o CRATOD (Centro de Referência de Álcool e Outras Drogas), e posterior aprovação junto ao Ministério da Saúde, ocorreu a implantação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo “Deixando de fumar sem mistérios” no município de Serra Negra- SP, que posteriormente deu origem ao Grupo “Respire Fundo””, diz a nutricionista.

Ultimamente o grupo tem contado também com a presença de umas das farmacêuticas da rede municipal, Carolina Noronha, que auxilia com a dispensação dos adesivos e de uma agente comunitária de saúde (nem sempre é a mesma pessoa) para coleta das assinaturas dos pacientes na ficha de frequência e demais dados (data de nascimento e doenças de base).

“Normalmente, após finalização do tratamento farmacológico, nós sugerimos ao paciente que procure manter uma frequência no grupo de ao menos uma vez por mês, por um ano, para servir como manutenção de recaída ao próprio e também de estímulo aos novos participantes, mas na prática, isso nem sempre ocorre, e por vezes, perdemos o contato com o paciente”, finaliza Tayane.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência