Fiscalização e Prevenção: O combate ao mosquito Aedes Aegypti

15/05/2019 14:24:01

A equipe da Vigilância em Saúde de Serra Negra realiza diarimente trabalho de orientação e prevenção em todo o município, visitando casas, terrenos, galpões, entre residências, lojas, empreedimentos comerciais, hotéis, supermercados e depósitos, a fim de fiscalizar se o trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti está sendo feito regularmente na cidade de Serra Negra.

São centenas de endereços visitados pela equipe todas as semanas, ao longo dos doze meses do ano. A Secretaria Municipal de Saúde segue o cronograma estadual, bem como realiza o trabalho local, dividindo o município por regiões, incluindo o centro e todos os bairros, das áreas urbana e rural. 

O supervisor em saúde ambiental, afirmou, em entrevista, que do início do ano até o presente momento, a equipe realizou mais de sete mil visitas em endereços serranos: "É importante que as pessoas saibam que não estamos lá para multá-las ou aplicarmos alguma sanção. Pelo contrário, nosso objetivo é ajudar, orientar e informar como deve ser feita a troca da água das plantas, a lavagem dos equipamentos que têm água, e pedimos para que os cidadãos procurem tomar a vacina contra a Febre Amarela", comentou. Ele comenta quais os locais onde mais são encontradas larvas do mosquito: "Encontramos, principalmente, em potes de ração de animais, pneus velhos, latas de tinta descartadas em terrenos baldios, e até em folhas de coqueiros, que são bastante grosseiras. É importante, também, o cuidado em relação às construções. Se você mora próximo a uma, informe à equipe da Vigilância para que possamos fazer uma visita e, em caso de detectarmos larvas do mosquito, vamos notificar o proprietário", ressaltou.

Segundo ele, de janeiro à maio, Serra Negra registrou vinte e quatro notificações de suspeita de dengue, tendo sido descartados oito casos, e sendo três positivos: "As pessoas infectadas e que moram em nossa cidade não foram contamidas aqui, mas sim em outras cidades. Portanto, são casos importados, não autóctones. Ninguém foi contaminado por dengue em Serra Negra", afirmou o supervisor.

Segundo a Vigilância Ambiental, a prefeitura cuida das áreas públicas onde existem água, realizando a limpeza e lavagem desses locais (praças e fontes de água), aplicação de cloro (chafariz da Praça Sesquicentenário e piscina pública), aplicação de defensivo na água (chafariz da praça Barão do Rio Branco), além do corte de grama, recolhimento de entulho e limpeza das praças e parques em geral, evitando o acúmulo de lixo, como garrafas, copos, vasos, folhas e galhos que possam conter água parada.

Vacinação contra a Febre Amarela

A Vigilância informa aos munícipes que o mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypti) é o mesmo vetor de outras arboviroses, como Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela. A coordenadora da Vigilância em Saúde de Serra Negra fala sobre a importância de a população se vacinar contra a doença: "Existe a vacina nos postos de saúde de nossa cidade. Salientamos que é fundamental que todos os que não tiverem restrições quanto à vacinação procurem as Unidades Básicas de Saúde para receberem a dose da vacina contra a Febre Amarela. Assim, você está protegendo não apenas a si mesmo, mas a todos ao seu redor. É rápido, fácil, e é um serviço gratuito, disponível em toda a rede de saúde municipal", garantiu a coordenadora.

Em caso de dúvidas ou denúncias, entre em contato pelo telefone: (19) 3842-2005, ramal 23.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência