Projeto esportivo para crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos é iniciado em Serra Negra

10/05/2019 11:33:11

Iniciativa é mais um passo da Administração no investimento do ser humano

 A Administração Municipal colocou em prática nesta semana mais uma iniciativa que comprova a linha de governo da Estância de Serra Negra de investir no ser humano. Alunos de escolas da rede municipal de Ensino, crianças e adolescentes de diferentes bairros, pessoas com deficiência e idosos serão atendidos por profissionais de Educação Física do projeto “Esporte e Atividades Culturais”, que envolve as secretarias municipais de Esportes, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social.

O projeto contempla a realização de atividades físicas e culturais em escolas, quadras e campos de diversos bairros e estabelecimentos de assistência social a idosos e pessoas com deficiências.

Por meio de uma licitação na modalidade pregão presencial, a empresa Mobiliza Serviços e Terceirização de Mão de Obra Eireli foi contratada pelo período de 12 meses no valor global de R$ 81.941,76. Além de trazer qualidade de vida às pessoas a medida gera empregos no município, uma vez que os professores contratados pela empresa são de Serra Negra.

Os trabalhos começaram a ser realizados na segunda-feira, 6, e na terça-feira, 7, o prefeito  recebeu os secretários municipais de Esportes, Educação e Assistência Social, além da coordenadora da Secretaria de Esportes e dos professores contratados.

“É um projeto inovador. Dentro da tônica da nossa Administração de investir no ser humano, desde crianças até a melhor idade, para desenvolver as atividades físicas corretas e com isso vamos melhorar a qualidade de vida das pessoas, que é o grande mote da nossa administração. Além do mais, vamos atuar com profissionais de Serra Negra, gerando emprego no município”, comemorou o Prefeito.

Educação

As escolas contempladas são as seguintes: Maestro Fioravante Lugli, no Bairro das Palmeiras; Professora Aracy Sodré Marchi, no Bairro das Posses; Haydée Padula, Bairro das Palmeiras; Doraci Ramalho Silingardi, no Bairro Três Barras; Professora Alzira Silveira Palma e Silva, Bairro São Luiz; Professora Maria de Lourdes Pinheiro Taborda, no Bairro das Posses; Professora Rosalba Perondini Salomão, no Bairro Alto das Palmeiras; Albino Brunhara, no Bairro dos Francos; Zaira Antunes Franchi, Bairro da Serra; Professora Aracy Sodré Marchi, no Bairro das Posses; Professora Maria Aparecida Bicudo Gonçalves da Silva, no Jardim Nova Serra Negra.

O projeto atende alunos das unidades escolares de tempo integral, os quais permanecem na escola o dia todo sendo necessário disponibilizar atividades diferenciadas, recreativas com finalidades pedagógicas. A carga horária é de 20 horas/aulas semanais, distribuídas nas terças e sextas-feiras, dias em que os professores titulares não ministram aulas no contraturno.

O público-alvo é de alunos de pré II e 1° ano do Ensino Fundamental (5 e 6 anos).

Entre as atividades estão jogos que auxiliem as crianças na estruturação de seu esquema corporal, coordenação motora, organização perceptiva, equilíbrio, etc.

“Realmente estávamos esperando ansiosamente que se concretizasse todo o processo porque aguardamos nas escolas a realização dessas atividades que trabalham muito motricidade. É tudo vinculado, corpo e mente trabalham juntos, e é muito importante para o desenvolvimento, principalmente nesta fase em que estão iniciando a alfabetização. Agradecemos ao prefeito e ao vice pelo apoio muito grande que dão continuamente à educação e às nossas crianças. É um projeto grande, com três secretarias envolvidas, e tenho certeza que vai ser um projeto de muito sucesso”, comentou a Secretária de Educação.

“O objetivo é trabalhar bem próximo aos profissionais e auxiliá-los na parte técnica para que o projeto aconteça da melhor forma possível. É impressionante ver a evolução das crianças que praticam esporte e a educação física faz uma diferença muito grande não só na parte esportiva como na parte social”, acrescenta a coordenadora da Secretaria de Esportes e Lazer.

Além da prática esportiva haverá também brincadeiras cantadas, dramatizações e mímicas, dentre outros.

Assistência Social

Em relação à Assistência e Desenvolvimento Social, o projeto atenderá idosos do “Projeto Casa Dia”, duas vezes por semana, pelo período de 1h30, no espaço do Recanto São Francisco, e pessoas com deficiência no Centro Educacional e Social “Prof. Olga de Souza Vichi”, também

Serão atendidos idosos acima de 60 anos inscritos no “Projeto Casa Dia”, bem como adultos acima de 18 anos, portadores de algum tipo de deficiência, comprovada através de laudo médico, os quais estejam referenciados no serviço prestado pela assistência social no Centro Educacional e Social “Prof. Olga de Souza Vichi”. As atividades em ambos os locais serão realizadas duas vezes por semana por 1h30.

“Nosso objetivo é promover hábitos saudáveis e incentivar a prática de diversas modalidades esportivas entre os idosos e as pessoas com deficiência, favorecendo a interação social e principalmente a melhora da qualidade de vida”, declara a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

A avaliação do projeto será feita por meio de relatórios mensais, contendo a frequência e o desempenho dos atendidos, bem como reuniões envolvendo os responsáveis pela execução do projeto e as secretarias envolvidas.

Esportes

O projeto esportivo nos bairros atenderá nas quadras e campos dos bairros Alto das Palmeiras, Nova Serra Negra, São Luiz, Campo do Sete e na própria Secretaria de Esportes, uma vez na semana em contra turno escolar, com aulas de 60 minutos por turma. Serão designados dois profissionais de Educação Física credenciados pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF) e dois monitores.

Esses pólos atenderão alunos regularmente matriculados nas redes de ensino municipal e estadual, com objetivo de massificar o esporte no município, além de contribuir para a qualidade de vida e incentivo e pratica esportiva através de jogos, brincadeiras, e modalidades esportivas como atletismo, handebol, basquetebol e ginástica rítmica.

“É uma conquista diferenciada. Nós já temos um trabalho nos bairros, mas com a chegada desses profissionais haverá uma amplitude ainda maior. É o maior projeto esportivo, educacional e social que Serra Negra já teve na história”, enfatiza o Secretário de Esportes.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência