Parcerias Que Transformam o Mundo

09/05/2019 15:40:45

A van branca parou em frente ao muro de pedras para as crianças embarcarem numa aventura muito mais nobre que uma simples visita guiada ou passeio cultural, comum ao ambiente escolar. De lá, os mais de trinta alunos seguiram três quilômetros até uma chácara no Bairro dos Macacos, muito conhecido pelo seu turismo e locais para brincadeiras, piqueniques e passeios. Mas, desta vez, o destino proporcionava o aprendizado para a vida, a socialização, o estímulo à realização de parcerias sólidas com fins eficazes.

Uma parceria entre o Colégio Reino de Educação Básica e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social fizeram do Recanto São Francisco um lugar ainda mais especial, bonito e perfumado.

Alunos do segundo ano do Ensino Fundamental desenvolveram um projeto ao longo do primeiro bimestre deste ano que consistia em criar um ambiente familiar e saudável para diversos tipos de plantas, que seriam colocadas em um recipiente construído especialmente para abriga-las, utilizando criatividade artística, e lançando mão de conceitos como sustentabilidade, empreendedorismo social e economia circular.

O produto final deveria presentear uma entidade serrana, e o projeto Casa Dia, que é acolhido no já citado Recanto São Francisco, foi o escolhido para receber as mudas, aproveitando as comemorações de nove anos de atividades.

Segundo o professor Alan Alves, responsável pela atividade Maker em sala de aula, este foi “um projeto encantador: de um lado, crianças com expectativas diversas, com olhar sensibilizado para fazer o bem; de outro, pessoas que, mesmo com tanta experiência de vida, não se impediram de viver novas descobertas. Ao contrário, homens e mulheres que, de cabelo branco, abriram ouvidos e coração para seguir aprendendo todos os dias”. O professor ainda lembra que a emoção compeliu a todos os alunos a concluírem o projeto: “Foram momentos marcantes, onde todos foram tocados pela empatia e amor ao próximo”.

A professora Jenifer da Rosa, professora da turma do segundo ano e que desenvolveu o projeto com as crianças, lembra que a recepção foi muito marcante para todos: “Tanto por parte dos idosos quanto pelos alunos, um momento que muito nos marcou foi a chegada das nossas crianças à Casa Dia. Os abraços, os carinhos e tudo o mais que envolveu essa troca foram especiais no findar do projeto. Alguns idosos nos contaram que não recebiam um abraço há muitos anos, e esse foi o maior presente que nossos alunos puderam oferecer naquela tarde. Atividades como as que realizamos aqui na Maker são capazes de transformar uma vida inteira”, conclui a professora.

Projetos Maker são desenvolvidos na escola em todos os anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. É uma atividade transdisciplinar, que abriga além de referências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conceitos de Design e Inovação, Pensamento Estético e Arte, e Pensamento Computacional, Robótica, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT).

Os alunos são orientados a responder às demandas que o mundo contemporâneo e o século 21 apresentam no campo profissional, tecnológico e da sustentabilidade e meio ambiente.

Diretor do Colégio Reino e idealizador da atividade Maker em Serra Negra, Danilo Netto afirma que “a responsabilidade da escola é transformar os alunos para que eles possam, enfim, transformar o mundo. E a cultura Maker tem a proposta de integrar todas as disciplinas - regulares e do século 21 - em projetos que sugerem aos estudantes a aplicação para resolver problemas sociais”. Para ele, a atividade Maker permite ao aluno romper o campo teórico e partir para a prática da vida: “É importante colocar em prática toda a teoria aprendida em sala de aula para mudar o mundo. Só com experimentação, novas experiências e inovações é que podemos garantir a transformação do mundo em que vivemos”, comenta.

A aluna do 2º Ano A, Sophie Bernardi, diz que ficou muito feliz com esse projeto: “Eu me diverti muito! O momento que eu mais gostei foi na entrega das plantas, porque a gente conversou com os idosos e entrou em contato com a natureza. Queria fazer mais projetos assim aqui na escola”. Seu colega, Giovani Menegatti, do 2º Ano B, acredita que a parceria foi importante: “Eu achei muito, muito legal! Na segunda visita à Casa Dia tivemos que plantar, então foi a hora que eu mais gostei. E acho que eles gostaram de plantar com a gente, também”, conta o aluno.

Parceria  Para Toda Uma Vida

Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, “parcerias desse tipo dão frutos sinceros, já que proporcionam aos nossos idosos novas vivências. É extremamente saudável o contato com crianças tão respeitosas e felizes. A parceria da Casa Dia com o Colégio Reino foi maravilhosa! E esperamos que novas ideias surjam num futuro próximo, para que, juntos, realizemos ainda mais pelos nossos cidadãos”.

Dezenas de mudas foram enviadas à Casa Dia, e o plantio ocorreu em parceria com os idosos que frequentam o local. Hortaliças e temperos foram as plantas escolhidas pelos alunos para presentearem os usuários do projeto.

Vitalina Godinho, que frequenta o projeto há dois anos, diz ter ficado muito feliz e satisfeita com o presente ganharam das crianças: “Foi muito lindo! Eles são muito amorosos com a gente, conversam e gostam de bater papo. Fizeram um trabalho lindo na escola, e vieram até aqui para trazer o presente e plantar com a gente”, disse feliz a presenteada.

A interação com semelhantes que possuem mais anos de experiência, deu àquelas crianças um novo sentido para seus estudos, e mostrou-lhes a importância do cuidado com o ambiente, além do carinho que diariamente devemos ofertar aos idosos, que escreveram a história de nossas vidas e famílias, nos ensinaram o significado do respeito ao próximo e do amor à natureza, e nos alertaram sobre a necessidade de cuidarmos das plantas que nos cercam, já que vem delas grande parte do nosso sustento de vida - desde o ar que respiramos ao alimento que ingerimos.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência