Grupo de Dança de Serra Negra é premiado em Festival

08/05/2019 16:27:30

Um palhaço, é um Clow!

Cai no chão, espiral!

Alucina, Cia!

Se abana, é Serrana!

Nesse vai e vem, bailando nesse frenesi, e sustentando o argumento de que a dança ajuda a transpor barreiras, cinco bailarinos serranos estiveram no município de Marília-SP no último fim-de-semana para representar a cidade e a cultura de Serra Negra no Festival Dança Brasil, competição de dançarinos de todo o país que seleciona as melhores apresentações para o Palco Aberto - mostra do Festival de Dança de Joinville-SC, considerado o maior do mundo na modalidade.

O grupo composto por Anderson Henrique da Silva, Hilary da Silva Cardoso, João Victor Perez, João Vitor Paschoal e Matheus de Camargo foi selecionado para a mostra, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de julho no município catarinense.

O professor de dança, coreógrafo e diretor da Cia Serrana de Dança, Cristiano Santillo, foi o encarregado por criar e desenvolver as duas coreografias apresentadas em Marília: Alucina-Som, apresentada na modalidade Danças Urbanas Conjunto Sênior, que conquistou a terceira colocação no festival; e a coreografia Tempos Sempre Modernos, na modalidade Danças Urbanas Solo Sênior, que ficou em segundo lugar, e foi apresentada pelo bailarino Matheus de Camargo.

Para o professor e coreógrafo, o resultado de seu trabalho valeu a pena: “Houve muito empenho e dedicação dos alunos durante o período de ensaios. Esta foi a estreia do grupo, a primeira apresentação deles em um festival de tamanha importância, em meio a grandes nomes da dança no Brasil. Vê-los premiados nos dá mais vontade de trabalhar e buscar coisas ainda maiores para eles, além de ter a honra de levar o nome de Serra Negra para os grandes festivais de dança do país”. Santillo declara, ainda, que acredita no poder da arte para curar as pessoas: “É gratificante! Através da arte e da cultura podemos transformar o mundo. Tenho certeza disso!”, afirma o coreógrafo.

Primeiros Passos

O trabalho sério e intenso realizado pelo professor Cristiano Santillo rendeu bons frutos logo nos seus Primeiros Passos - nome do projeto que abriga as aulas de dança. Criado em outubro de 2018, as primeiras aulas aconteciam no Palácio Primavera, sede da Divisão de Cultura de Serra Negra. Em fevereiro, foi adaptada ao novo espaço, na sala de ginástica do Conjunto Aquático Sebastião D’Andrea Colchetti, onde os ensaios ocorrem atualmente. A parceria entre a Diretoria de Cultura e a Secretaria de Esportes e Lazer foi idealizada pelo professor a fim de expandir o projeto, e dar passos mais largos em direção à profissionalização desta arte para os munícipes interessados: “Em 2018 eram apenas aulas de dança, mas neste ano começamos a fazer um trabalho coreográfico, visando a participação do grupo em festivais de dança, desta forma representando o nome de nossa cidade por onde passarmos”, conta o professor Santillo.

Para o diretor municipal de Cultura, Serra Negra é exemplo para outras cidades da região, pois lança mão da cultura para promover cidadania e desenvolvimento social: “A cultura tem o poder de transformação. Por meio de atividades direcionadas, mostramos que o município se preocupa e investe em nossa gente, gerando oportunidades para crianças, adolescentes e jovens, ocupando-os em seus momentos ociosos, atenuando a vulnerabilidade existente quando expostos às ruas. Possibilitando e incentivando o acesso às mais variadas artes, Serra Negra mostra o respeito para com toda a sua população, e se torna exemplo para outras cidades do nosso país”, comenta o chefe da Divisão de Cultura.

As aulas do Primeiros Passos ainda ocorrem, com crianças e adolescentes de 06 a 14 de idade. Interessados podem participar das atividades, agendadas para segundas e quartas-feiras, das 18h às 19h, no Mercado Cultural.

Já a Cia Serrana de Dança conta com nove bailarinos, e está de portas abertas para receber novos integrantes que, como único pré-requisito, é ter idade mínima de 16 anos. Os ensaios acontecem às segundas, quartas e sexta-feiras, das 19h30 às 22h; aos sábados, das 18h às 20h30; e aos domingos, das 9h ao meio-dia. Ambos os projetos são gratuitos.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (19) 3892-4937.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência