Secretaria de Saúde segue realizando avaliação bucal em alunos da rede municipal

03/05/2019 08:33:01

A equipe de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde da Estância de Serra Negra continua a realizar avaliação em crianças das escolas municipais. Nesta semana foram contemplados os alunos das escolas Maestro Fioravante Lugli, no Bairro das Palmeiras, e Geraldo de Faria Lemos Pinheiro, no Centro.

Na última segunda-feira, 29, foi a vez dos alunos de 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação de Base (EMEB) “Maestro Fioravante Lugli”, receberem orientações de higiene bucal, através de atividades educativas, realizadas pela Cirurgiã-Dentista Dra. Maria Luiza Angelini, da Unidade de Saúde da Família Vila Dirce, além de aplicação tópica de flúor e de escovação supervisionada, acompanhada da Agente Comunitária de Saúde Daniela Ap. de Oliveira Andrade.

Já na última terça-feira, 30 de abril, véspera de feriado, os alunos da EMEB “Geraldo de Faria Lemos Pinheiro” receberam a visita da equipe de Saúde Bucal da Unidade de Saúde da Família da Firmino, composta pelo Cirurgião-Dentista Dr. Luiz Fernando Cardoso Figueiredo e da Auxiliar em Saúde Bucal Aparecida Vasconcelos (“Cidinha”).

Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de realizar orientações de higiene bucal aos alunos, através de atividades educativas, além, aplicação tópica de flúor e de escovação supervisionada, como medidas preventivas ao surgimento de cáries dentárias e de demais doenças de ordem bucal. 

Programa Saúde na Escola

As ações fazem parte do Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde, que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde e a comunidade escolar em geral.

As ações de educação e saúde do PSE ocorrem nos territórios pactuados entre os gestores municipais de educação e de saúde definidos segundo a área de abrangência das equipes de Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível a interação entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, outros).

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência