Casa Dia comemora 09 anos de atividades em Serra Negra

25/04/2019 14:25:08

"Este lugar para mim é maravilhoso! Fazemos muitas atividades, como dança, teatro, música, além de participar de festas, comemorações e passeios" - dona Lina.

"Eu tinha depressão quando cheguei, mas aqui, além de encontrar bons amigos, conheci também o homem que ia me amar, já nessa idade" - dona Cida.

"Sou o mais antigo de todos. Cheguei há exatos 09 anos. Graças a Deus eu conheci a minha companheira aqui, há 08. Moramos juntos e estamos muito felizes!" - sr. Jorge.

"Cheguei aqui com uma depressão muito grave. Uma tristeza que tomava conta e apertava aqui dentro. Eu era motorista, e tive de abandonar o meu serviço para me tratar. Estava muito doente quando cheguei aqui. Mas todos me receberam com muito carinho, e hoje sou feliz por ter encontrado, há oito meses, uma nova família". As lágrimas nos olhos e a voz embargada enquanto se lembrava dos primeiros momentos na Casa Dia, fazem com que o testemunho do Seu Zeca seja para todos nós a certeza de que um dos projetos sociais mais belos e eficientes de nosso município tem valor incalculável.

Inaugurado a 25 de abril de 2010, o projeto Casa Dia é referência no acolhimento de idosos, tendo recebido diversos prêmios e reconhecimentos, não apenas da nossa população, bem como de municípios vizinhos que comparecem ao Recanto São Francisco para conhecerem o programa e levar como inspiração a ideia, e também do governo do estado, já tendo sido apresentado em mais de uma edição do Congresso de Municípios Paulistas.

"Fico muito contente em saber que esse é um projeto que deu certo. Estive aqui na festa de inauguração e, hoje, vendo o pleno funcionamento das atividades, sinto-me reaizada. Sem sombra de dúvidas, presenciar o fruto do trabalho de nossas mãos é o que nos gratifica como profissionais", conta a psicóloga Daniele Pachioni, que está à frente do projeto desde sua implementação.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Serra Negra afirma que está muito feliz por ter recém assumido essa importante pasta do município, e já poder comemorar o aniversário da Casa Dia: "É um privilégio! Um lugar maravilhoso, com pessoas acolhedoras e profissionais extremamente capacitados para oferecer aos usuários e seus familiares a melhor estadia possível", afirmou. "Prezamos pela qualidade de vida de cada um dos nossos idosos, e saber que eles estão bem é o que nos dá ânimo para seguir trabalhando", finalizou a secretária.

Um veículo da prefeitura busca os idosos em casa, leva até o recanto (local que abriga o projeto), e lá eles recebem aulas de teatro, canto-coral, atividade física, dança, além de jogos, brincadeiras e palestras. Café da manhã, almoço e lanche da tarde são servidos antes de serem recolhidos pela van e devolvidos aos seus familiares em casa, com carinho e em segurança. Na grade de programação ainda constam atividades extras, como passeios e apresentações musicais em eventos do município, como tradicionalmente ocorre na Parada de Natal, no fim do ano.

Para o prefeito de Serra Negra, é importante lutar para manter o projeto que é referência e exemplo para diversos municípios do estado de São Paulo: "É um lindo projeto, e nos dá orgulho vê-lo a todo vapor. Parabéns à dona Zaira (Antunes Franchi, ex-primeira-dama do município), que é a madrinha deste programa, à secretária, aos funcionários da Assistência Social e a todos os colaboradores que fazem desse recanto um lugar muito agradável aos participantes e a todos quantos visitam a Casa Dia", comentou o chefe do Executivo local. "Agradecemos muito às irmãs franciscanas pela parceria firmada com a prefeitura, cedendo o espaço e acolhendo nossos cidadãos. Pretendemos melhorar a cada dia mais os serviços prestados a essas pessoas", concluiu.

Uma das idealizadoras e principais mantenedoras intelectuais do projeto, a ex-primeira-dama de Serra Negra, dona Zaira Antunes Franchi se vê realizada com a continuidade das atividades: "Parece mentira que já faz nove anos. Me lembro de quando a madre Tereza nos fez a proposta, e a prefeitura estava numa situação muito difícil. Mas a parceria foi tão boa, e este espaço tão abençoado, que após todos esses anos estamos aqui novamente, gratos a Deus e a todos que colaboraram por manter este lugar, uma casa que serve de modelo para tantas outras prefeituras", lembrou a dona Zaira.

O Recanto São Francisco é um espaço de convivência e alegria, mantido pelas irmãs franciscanas, que derramam suas vidas em favor dos que necessitam. Arejado, amplo, florido e cheio de vida, o recanto é um lar em meio à natureza que circunda o Bairro dos Macacos. O silêncio das montanhas, o brilho do sol e o perfume das flores nos convidam a permanecer por horas em longas conversas, levando nossas mentes às lembranças do passado e aos melhores anos que ainda estão por vir.

A atual primeira-dama serrana e presidente do Fundo Social de Solidariedade, fala da sua gratidão por seguir os caminhos de sua colega: "Eu preciso agradecer à dona Zaira pelo seu lindo trabalho, e por me permitir dar sequência a ele. Conheço uma história de um senhor que estava em situação de rua, e que depois foi trazido para conhecer o projeto e teve sua vida restaurada. Meu coração se emociona só de entrar aqui e ter contato com essas pessoas tão maravilhosas. É a parte boa da política, sem dúvida", afirmou.

A Casa Dia comemora não apenas mais um aniversário. Ao contrário, tem motivos para celebrar a vida, e por prestar honra e dignidade àqueles que construíram nossa história. O relato do Seu Zeca nos enche de esperança, e faz ver quão fundamental é para o ser humano ser abraçado e acolhido, quer por um semelhante, quer pelo poder público, que é eternamente devedor a essas mulheres e a esses homens que embranqueceram seus cabelos para fazer de Serra Negra um maravilhoso lugar para se viver. 

Que a Casa Dia seja, para cada um de nós, inspiração e perpétuo louvor. Parabéns pelos seus 09 anos!

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência